Capítulo 1. Introdução

Esta tradução pode estar desatualizada. Para ajudar com as traduções, acesse a ferramenta de traduções do FreeBSD.

1.1. Sinopse

Obrigado pelo seu interesse no FreeBSD! O capítulo seguinte cobre vários aspectos do Projeto FreeBSD, como seu histórico, objetivos, modelo de desenvolvimento e assim por diante.

Depois de ler este capítulo, você saberá:

  • Como o FreeBSD se relaciona com outros sistemas operacionais de computadores.

  • A história do projeto FreeBSD.

  • Os objetivos do projeto FreeBSD.

  • O básico do modelo de desenvolvimento de código aberto do FreeBSD.

  • E claro: de onde o nome "FreeBSD" vem.

1.2. Bem vindo ao FreeBSD!

O FreeBSD é um Sistema Operacional de código aberto nos padrões Unix-Like para computadores de arquitetura x86 (32 and 64 bits), ARM™, AArch64, RISC-V™, MIPS™, POWER™, PowerPC™, and Sun UltraSPARC™. Ele fornece todos os recursos que são considerados comuns hoje em dia, como multitarefa preemptiva, proteção de memória, memória virtual, recursos para múltiplos usuários, suporte a SMP, todas as ferramentas de desenvolvimento de código aberto para diferentes linguagens e estruturas e recursos de área de trabalho centralizados no Sistema X Window, KDE ou GNOME. Seus pontos fortes são:

  • Licença Liberal Open Source, que concede a você o direito de modificar e estender livremente seu código-fonte e incorporá-lo em projetos Open Source e produtos fechados, sem impor restrições típicas às licenças copyleft, bem como evita potenciais problemas de incompatibilidade de licença.

  • Rede TCP/IP forte - O FreeBSD implementa protocolos padrões da indústria com desempenho e escalabilidade crescentes. Isso faz com que seja uma boa combinação tanto em funções de servidor quanto de roteamento/firewall - e, de fato, muitas empresas e fornecedores o utilizam precisamente para essa finalidade.

  • Suporte totalmente integrado ao OpenZFS, incluindo root-on-ZFS, ZFS Boot Environments, gerenciamento de falhas, delegação administrativa, suporte a jails, documentação específica ao FreeBSD e suporte ao instalador do sistema.

  • Extensivos recursos de segurança, do Mandatory Access Control ao Capsicum e mecanismos de sandbox.

  • Mais de 30 mil pacotes pré-compilados para todas as arquiteturas suportadas, e a Coleção de Ports, que facilita a compilação de seus próprios pacotes personalizados.

  • Documentação - além do Handbook e livros de diferentes autores que cobrem tópicos que vão da administração do sistema aos internals do kernel, há também as páginas man(), não apenas para daemons do userspace, utilitários e arquivos de configuração, mas também para APIs do driver do kernel (seção 9) e drivers individuais (seção 4).

  • Estrutura de repositório simples e consistente e sistema de compilação - O FreeBSD usa um único repositório para todos os seus componentes, tanto para o kernel quanto para o userspace. Isso, juntamente com um sistema de compilação unificado, fácil de personalizar e um processo de desenvolvimento bem pensado, facilita a integração do FreeBSD com a infraestrutura de compilação do seu próprio produto.

  • Mantem-se fiel à filosofia do Unix, preferindo heterogeneidade ao invés de deamons monolíticos "all in one" com comportamento codificado (hardcoded).

  • Compatibilidade binária com o Linux, o que torna possível executar muitos binários do Linux sem a necessidade de virtualização.

O FreeBSD é baseado na release 4.4BSD-Lite do Computer Systems Research Group (CSRG) da Universidade da Califórnia em Berkeley, e mantém a tradição distinta do desenvolvimento de sistemas BSD. Além do bom trabalho fornecido pelo CSRG, o Projeto FreeBSD colocou milhares de horas-homem para estender a funcionalidade e ajustar o sistema para o máximo desempenho e confiabilidade em situações de carga reais. O FreeBSD oferece desempenho e confiabilidade a altura de outras ofertas de código aberto e comerciais, combinadas com recursos de ponta não disponíveis em nenhum outro lugar.

1.2.1. O que o FreeBSD Pode Fazer?

As aplicações para as quais o FreeBSD pode ser colocado são verdadeiramente limitadas apenas pela sua própria imaginação. Do desenvolvimento de software à automação de fábrica, do controle de estoque à correção de azimute de antenas de satélite remotas; Se isso puder ser feito com um produto comercial UNIX™, é mais do que provável que você também possa fazê-lo com o FreeBSD! O FreeBSD também se beneficia significativamente de milhares de aplicativos de alta qualidade desenvolvidos por centros de pesquisa e universidades em todo o mundo, muitas vezes disponíveis com pouco ou nenhum custo.

Como o código-fonte do FreeBSD está disponível gratuitamente, o sistema também pode ser customizado em um grau quase inédito para aplicações ou projetos especiais, e de maneiras que geralmente não são possíveis com a maioria do sistemas operacionais dos principais fornecedores comerciais. Aqui está apenas uma amostra de algumas das aplicações em que as pessoas estão atualmente usando o FreeBSD:

  • Serviços de Internet: A robusta rede TCP/IP incorporada ao FreeBSD torna-o uma plataforma ideal para uma variedade de serviços de Internet, tais como:

    • Servidores WEB

    • Roteamento IPv4 e IPv6

    • Firewalls e Gateways NAT ("IP masquerading")

    • Servidores FTP

    • Servidores de Email

    • E mais…​

  • Educação: Você é estudante de ciências da computação ou de engenharia relacionada? Não há melhor maneira de aprender sobre sistemas operacionais, arquitetura de computadores e redes do que colocar as mãos no sistema, uma experiência que o FreeBSD pode oferecer. Os vários pacotes CAD, matemáticos e de design gráfico disponíveis gratuitamente também o tornam altamente útil para aqueles cujo principal interesse em um computador é fazer com que outro trabalho seja feito!

  • Pesquisa: Com o código-fonte de todo o sistema disponível, o FreeBSD é uma excelente plataforma para pesquisa em sistemas operacionais, assim como em outros ramos da ciência da computação. A natureza livremente disponível do FreeBSD também possibilita que grupos remotos colaborem em ideias ou desenvolvimento compartilhado sem ter que se preocupar com acordos de licenciamento especiais ou limitações sobre o que pode ser discutido em fóruns abertos.

  • Rede: Precisa de um novo roteador? Um servidor de nomes (DNS)? Um firewall para manter as pessoas fora de sua rede interna? O FreeBSD pode facilmente transformar esse PC não utilizado que está encostado em algum canto em um roteador avançado com recursos sofisticados de filtragem de pacotes.

  • Embarcado: O FreeBSD é uma excelente plataforma para construir sistemas embarcados. Com suporte para plataformas ARM™, MIPS™ e PowerPC™, juntamente com uma pilha de rede robusta, recursos de ponta e a permissiva Licença BSD o FreeBSD é uma excelente base para a criação de roteadores embarcados, firewalls e outros dispositivos.

  • Desktop: O FreeBSD é uma ótima opção para uma solução de desktop barata usando o servidor X11 disponível gratuitamente. O FreeBSD oferece várias opções de ambientes de desktop de código aberto, incluindo as interfaces gráficas de usuário padrão do GNOME e do KDE. O FreeBSD pode até inicializar "diskless" a partir de um servidor central, tornando as estações de trabalho individuais ainda mais baratas e fáceis de administrar.

  • Desenvolvimento de Software: O sistema básico do FreeBSD vem com um conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento, incluindo um completo compilador e depurador C/C++ . O suporte para muitas outras linguagens também está disponível por meio da coleção de ports e dos pacotes.

O FreeBSD está disponível para download gratuito, ou pode ser obtido em CD-ROM ou DVD. Por favor, consulte Obtendo o FreeBSD para maiores informações sobre como obter o FreeBSD.

1.2.2. Quem Usa o FreeBSD?

O FreeBSD é conhecido por seus recursos de serviço web - sites que rodam no FreeBSD incluem Hacker News, Netcraft, NetEase, Netflix, Sina, Sony Japan, Rambler, Yahoo!, e Yandex.

Os recursos avançados do FreeBSD, a segurança comprovada, o ciclo de release previsível e a licença permissiva levaram à sua utilização como plataforma para a construção de muitos appliances, dispositivos e produtos tanto comerciais quanto de código aberto. Muitas das maiores empresas de TI do mundo usam o FreeBSD:

  • Apache - A Apache Software Foundation executa a maior parte de sua infraestrutura voltada para o público, incluindo possivelmente um dos maiores repositórios SVN do mundo, com mais de 1.4 milhões de commits, no FreeBSD.

  • Apple - OS X utiliza muito do FreeBSD na sua pilha de rede, no seu sistema de arquivos virtuais e em muitos componentes userland. O Apple iOS também contém elementos emprestados do FreeBSD.

  • Cisco - Os appliances de segurança de rede e anti-spam IronPort executam um kernel modificado do FreeBSD.

  • Citrix - A linha NetScaler de dispositivos de segurança fornece balanceamento de carga nas camadas 4-7, cache de conteúdo, firewall de aplicativos, VPN segura e acesso móvel à rede em nuvem, juntamente com o poder de um shell do FreeBSD.

  • Dell EMC Isilon - Os dispositivos de armazenamento corporativo da Isilon são baseados no FreeBSD. A licença extremamente liberal do FreeBSD permitiu que a Isilon integrasse sua propriedade intelectual ao kernel e se concentrasse em construir seu produto ao invés de um sistema operacional.

  • Quest KACE - Os appliances de gerenciamento de sistemas KACE executam o FreeBSD devido à sua confiabilidade, escalabilidade e a comunidade que apoia seu desenvolvimento contínuo.

  • iXsystems - A linha TrueNAS de dispositivos de armazenamento unificado é baseada no FreeBSD. Além de seus produtos comerciais, a iXsystems também gerencia o desenvolvimento dos projetos de código aberto TrueOS e FreeNAS.

  • Juniper - O sistema operacional JunOS que roda em todos os equipamentos de rede da Juniper (incluindo roteadores, switches, firewalls e dispositivos de rede) é baseado no FreeBSD. A Juniper é um dos muitos fornecedores que mostra a relação simbiótica entre o projeto e os fornecedores de produtos comerciais. Melhorias geradas na Juniper são enviadas para o FreeBSD para reduzir a complexidade de integrar novos recursos do FreeBSD ao JunOS no futuro.

  • McAfee - O SecurOS, a base dos produtos de firewall corporativo da McAfee, incluindo o Sidewinder, é baseado no FreeBSD.

  • NetApp - A linha de dispositivos de armazenamento Data ONTAP GX é baseada no FreeBSD. Além disso, a NetApp contribuiu com muitos recursos, incluindo o novo hipervisor licenciado pelo BSD, bhyve.

  • Netflix - O appliance OpenConnect que a Netflix usa para transmitir filmes para seus clientes é baseado no FreeBSD. A Netflix fez extensas contribuições para a base de código e trabalha para manter um delta zero a partir do FreeBSD mainline. Os appliances Netflix OpenConnect são responsáveis por entregar mais de 32% de todo o tráfego de Internet na América do Norte.

  • Sandvine - A Sandvine usa o FreeBSD como base de suas plataformas de processamento de rede em tempo real de alto desempenho que compõem seus produtos inteligentes de controle de política de rede.

  • Sony - O console de videogame PlayStation 4 executa uma versão modificada do FreeBSD.

  • Sophos - O produto Sophos Email Appliance é baseado em uma versão modificada (hardened) do FreeBSD e varre as mensagens de entrada em busca por spam e vírus, ao mesmo tempo em que monitora as mensagens de saída quanto a malware, bem como a perda acidental de informações confidenciais.

  • Spectra Logic - A linha nTier de dispositivos de armazenamento de dados de arquivamento executa o FreeBSD e o OpenZFS.

  • Stormshield - Os dispositivos Stormshield Network Security são baseados em uma versão modificada do FreeBSD. A licença BSD permite que eles integrem sua própria propriedade intelectual ao sistema enquanto retornam uma grande quantidade de desenvolvimento interessante para a comunidade.

  • The Weather Channel - O appliance IntelliStar que é instalado na central de cada provedor de cabo local e é responsável por injetar previsões meteorológicas locais na programação da rede de TV a cabo, executa o FreeBSD.

  • Verisign - A Verisign é responsável por operar os registros de domínio raiz .com e .net, bem como a infra-estrutura de DNS que a acompanha. Eles contam com diversos sistemas operacionais de rede, incluindo o FreeBSD, para garantir que não haja um ponto comum de falha em sua infraestrutura.

  • Voxer - A Voxer suporta sua plataforma de mensagem de voz móvel com o ZFS no FreeBSD. A Voxer mudou de um derivativo do Solaris para o FreeBSD por causa da sua documentação superior, comunidade maior e mais ativa e ao ambiente mais favorável ao desenvolvedor. Além de recursos críticos como o ZFS e o DTrace, o FreeBSD também oferece suporte a TRIM no ZFS.

  • Fudo Security - O dispositivo de segurança FUDO permite que as empresas monitorem, controlem, registrem e façam auditoria de contratados e administradores que trabalham em seus sistemas. Baseado em todos os melhores recursos de segurança do FreeBSD, incluindo ZFS, GELI, Capsicum, HAST e auditdistd.

O FreeBSD também gerou vários projetos de código aberto relacionados:

  • BSD Router - Um substituto baseado em FreeBSD para grandes roteadores corporativos projetados para rodar em hardware PC padrão.

  • FreeNAS - Um FreeBSD personalizado projetado para ser usado como um dispositivo de servidor de arquivos de rede. Fornece uma interface web baseada em Python para simplificar o gerenciamento dos sistemas de arquivos UFS e ZFS. Inclui suporte para NFS, SMB/CIFS, AFP, FTP e iSCSI. Inclui um sistema extensível de plugins baseado em jails do FreeBSD.

  • GhostBSD - é derivado do FreeBSD, usa o ambiente GTK para fornecer uma aparência bonita e uma experiência confortável na moderna plataforma BSD, oferecendo um ambiente de trabalho natural e nativo UNIX™.

  • mfsBSD - Um kit de ferramentas para compilar uma imagem do sistema FreeBSD que roda inteiramente da memória.

  • NAS4Free - Uma distribuição de servidor de arquivos baseada no FreeBSD com uma interface web PHP.

  • OPNSense - OPNsense é um firewall e uma plataforma de roteamento open source, baseado em FreeBSD, fácil-de-usar e fácil-de-compilar. O OPNsense inclui a maioria dos recursos disponíveis em firewalls comerciais caros e, em muitos casos, muito mais. Ele traz o rico conjunto de recursos de ofertas comerciais com os benefícios de códigos fonte abertos e verificáveis.

  • TrueOS - O TrueOS é baseado na lendária segurança e estabilidade do FreeBSD. O TrueOS segue o FreeBSD-CURRENT, com os drivers, atualizações de segurança e pacotes mais recentes disponíveis.

  • FuryBSD - é um desktop FreeBSD de código aberto novinho em folha. O FuryBSD presta homenagem aos projetos de BSD de desktop do passado, como PC-BSD e TrueOS com sua interface gráfica e adiciona ferramentas adicionais, como uma imagem live USB/DVD híbrida. O FuryBSD é totalmente gratuito para uso e distribuído sob a licença BSD.

  • MidnightBSD - é um sistema operacional derivado do FreeBSD desenvolvido com usuários de desktop em mente. Inclui todo o software que você esperaria para suas tarefas diárias: email, navegação web, processamento de texto, jogos e muito mais.

  • pfSense - Uma distribuição de firewall baseada no FreeBSD com uma enorme variedade de recursos e amplo suporte a IPv6.

  • ZRouter - Um firmware alternativo de código aberto para dispositivos embarcados baseado no FreeBSD. Projetado para substituir o firmware proprietário em roteadores prontos para uso.

Uma lista de depoimentos de empresas que baseiam seus produtos e serviços no FreeBSD pode ser encontrada no site da Fundação FreeBSD. A Wikipedia também mantém uma lista de produtos baseados no FreeBSD.

1.3. Sobre o Projeto FreeBSD

A seção a seguir fornece algumas informações básicas sobre o projeto, incluindo um breve histórico, metas do projeto e o modelo de desenvolvimento do projeto.

1.3.1. Uma Breve História do FreeBSD

O Projeto FreeBSD teve sua gênese no início de 1993, parcialmente como uma evolução natural do Unofficial 386BSD Patchkit por parte dos três últimos coordenadores: Nate Williams, Rod Grimes e Jordan Hubbard.

O objetivo original era produzir um snapshot intermediário do 386BSD, a fim de corrigir um grande número de problemas que o mecanismo do patchkit simplesmente não era capaz de resolver. O título inicial do projeto foi 386BSD 0.5 ou 386BSD Interim em referência a esse fato.

O 386BSD era o sistema operacional do Bill Jolitz, que havia até então sofrido bastante com quase um ano de negligência. Como o patchkit inchava cada vez mais desconfortavelmente a cada dia que passava, eles decidiram ajudar o Bill fornecendo este snapshot "limpo". Esses planos foram interrompidos quando, de repente, Bill Jolitz decidiu retirar sua sanção do projeto sem qualquer indicação clara do que seria feito em seu lugar.

O trio achou que a meta continuava valendo a pena, mesmo sem o apoio de Bill, e então adotaram o nome "FreeBSD" cunhado por David Greenman. Os objetivos iniciais foram definidos após consultar os usuários atuais do sistema e, uma vez que ficou claro que o projeto estava em vias de se tornar realidade, Jordan entrou em contato com a Walnut Creek CDROM com o objetivo de melhorar os canais de distribuição do FreeBSD para aqueles desafortunados sem acesso fácil à Internet. O Walnut Creek CDROM não apenas apoiou a ideia de distribuir o FreeBSD em CD, mas também chegou a fornecer ao projeto uma máquina para trabalhar e uma conexão rápida à Internet. Sem o grau de fé quase sem precedentes da Walnut Creek CDROM no que era, na época, um projeto completamente desconhecido, é bastante improvável que o FreeBSD tivesse chegado tão longe, tão rápido, como hoje.

A primeira distribuição em CD-ROM (e amplo pela rede) foi o FreeBSD 1.0, lançado em dezembro de 1993. Isto foi baseado na fita 4.3BSD-Lite ("Net/2") da U.C. Berkeley, com muitos componentes também fornecidos pelo 386BSD e pela Free Software Foundation. Foi um sucesso bastante razoável para uma primeira oferta, e e eles seguiram com o bem-sucedido FreeBSD 1.1 em maio de 1994.

Por esta altura, algumas nuvens de tempestade inesperadas formaram-se no horizonte, como a Novell e U.C. Berkeley resolveram seu longo processo judicial sobre o status legal da fita do Berkeley Net/2. Uma condição desse acordo foi a concessão da U.C. Berkeley de que grande parte do código Net/2 foi "onerado" e era de propriedade da Novell, que por sua vez o adquiriu da AT&T algum tempo antes. O que a Berkeley recebeu em troca foi a "bênção" da Novell de que o lançamento do 4.4BSD-Lite, quando finalmente fosse lançado, seria declarado livre e todos os atuais usuários do Net/2 seriam fortemente encorajados a mudar. Isso incluiu o FreeBSD, e foi dado ao projeto o tempo para interromper o envio de seu próprio produto baseado em Net/2 até o final de julho de 1994. Sob os termos desse acordo, o projeto recebeu um último lançamento antes do prazo final, sendo esse lançamento o FreeBSD 1.1.5.1.

O FreeBSD então começou a tarefa árdua de literalmente se reinventar de um conjunto completamente novo e incompleto de bits do 4.4BSD-Lite. As versões "Lite" foram leves em parte porque o CSRG da Berkeley removeu grandes pedaços de código necessários para realmente compilar um sistema inicializável (devido a vários requisitos legais) e o fato de que a port Intel do 4.4 era altamente incompleto. O projeto levou até novembro de 1994 para fazer essa transição, e em dezembro lançou o FreeBSD 2.0 para o mundo. Apesar de ainda ser um pouco mais difícil, o lançamento foi um sucesso significativo e foi seguido pela versão mais robusta e fácil de instalar o FreeBSD 2.0.5 em junho de 1995.

Desde aquela época, o FreeBSD fez uma série de lançamentos cada vez melhorando a estabilidade, a velocidade e o conjunto de recursos da versão anterior.

Por enquanto, os projetos de desenvolvimento de longo prazo continuam a ocorrer no ramo 10.X-CURRENT (trunk), e os snapshots de release 10.X são continuamente disponibilizados a partir do servidor de snapshots à medida que o trabalho progride.

1.3.2. Objetivos do Projeto FreeBSD

Os objetivos do Projeto FreeBSD são fornecer software que possa ser usado para qualquer propósito e sem amarras. Muitos de nós temos um investimento significativo no código (e projeto) e certamente não nos importaríamos com uma pequena compensação financeira de vez em quando, mas definitivamente não estamos preparados para insistir nisso. Acreditamos que a nossa primeira e principal "missão" é fornecer código a todos os participantes, e para qualquer finalidade, para que o código obtenha o maior uso possível e forneça o maior benefício possível. Este é, acredito, um dos objetivos mais fundamentais do Software Livre e um dos que apoiamos entusiasticamente.

O código em nossa árvore de código-fonte que se enquadra na GNU General Public License (GPL) ou na Library General Public License (LGPL) vem com um pouco mais de amarras, embora pelo menos do lado do acesso imposto, em vez do oposto usual. Devido às complexidades adicionais que podem evoluir no uso comercial de software GPL, no entanto, preferimos software submetido sob licença BSD quando é uma opção razoável fazê-lo.

1.3.3. O Modelo de Desenvolvimento do FreeBSD

O desenvolvimento do FreeBSD é um processo muito aberto e flexível, sendo construído literalmente a partir das contribuições de milhares de pessoas ao redor do mundo, como pode ser visto na nossa lista de contribuidores. A infraestrutura de desenvolvimento do FreeBSD permite que milhares de colaboradores colaborem pela Internet. Estamos constantemente à procura de novos desenvolvedores e ideias, e os interessados em se envolver mais estreitamente com o projeto precisam simplesmente entrar em contato conosco pelas lista de discussões técnicas do FreeBSD. A lista de discussão de anúncios do FreeBSD também está disponível para aqueles que desejam fazer com que outros usuários do FreeBSD conheçam as principais áreas de trabalho.

Coisas úteis para saber sobre o Projeto FreeBSD e seu processo de desenvolvimento, seja trabalhando independentemente ou em estreita cooperação:

Os repositórios SVN

Por vários anos, a árvore de código-fonte central do FreeBSD foi mantida pelo CVS (Concurrent Versions Systems), uma ferramenta de controle de código-fonte disponível gratuitamente. Em junho de 2008, o Projeto mudou para o SVN (Subversion). A troca foi considerada necessária, pois as limitações técnicas impostas pelo CVS estavam se tornando óbvias devido à rápida expansão da árvore de código-fonte e à quantidade de histórico já armazenada. Os repositórios do Projeto de Documentação e da Coleção de Ports também foram movidos do CVS para o SVN em maio de 2012 e julho de 2012, respectivamente. Por favor, consulte a seção Atualizando o código fonte para maiores informações sobre como obter o repositório src/ do FreeBSD e Usando a Coleção de Ports para detalhes sobre como obter a coleção de ports do FreeBSD.

A lista de committers

Os committers são as pessoas que têm acesso de escrita na árvore do Subversion, e estão autorizados a fazer modificações no código fonte do FreeBSD (o termo "committer" vem de commit, o comando de controle de código-fonte que é usado para trazer novas mudanças para o repositório). Qualquer um pode enviar um relatório de bug para o Banco de Dados de Bugs. Antes de enviar um relatório de bug, as listas de discussão, canais de IRC ou fóruns do FreeBSD podem ser usados para ajudar a verificar se um problema é realmente um bug.

O FreeBSD core team

O FreeBSD core team seria equivalente a um conselho de diretores se o Projeto FreeBSD fosse uma empresa. A principal tarefa do core team é garantir que o projeto, como um todo, esteja saudável e seguindo na direção certa. Convidar desenvolvedores dedicados e responsáveis a ingressar em nosso grupo de committers é uma das funções do core team, assim como o recrutamento de novos membros do core team à medida que os outros saiam. O core team atual foi eleito a partir de um grupo de committers candidatos em junho de 2020. As eleições são realizadas a cada dois anos.

Como a maioria dos desenvolvedores, a maioria dos membros do core team também são voluntários quando se trata de desenvolvimento do FreeBSD e não se beneficiam financeiramente do projeto, então o "compromisso" também não deve ser interpretado erroneamente como significando "suporte garantido". A analogia do "quadro de diretores" da diretriz acima não é muito precisa, e pode ser mais apropriado dizer que estas são as pessoas que deram suas vidas em favor do FreeBSD contra o seu melhor julgamento!

Contribuidores externos

Por último, mas definitivamente não menos importante, o maior grupo de desenvolvedores são os próprios usuários que fornecem feedback e correções de bugs para nós em uma base quase constante. A principal maneira de manter contato com o desenvolvimento não-centralizado do FreeBSD é inscrever-se nas listas de discussões técnicas sobre o FreeBSD onde essas coisas são discutidas. Veja Recursos na Internet para maiores informações sobre as várias listas de discussão do FreeBSD.

A Lista de Colaboradores do FreeBSD é extensa e crescente, então por que não se juntar a ela contribuindo com algo para o FreeBSD hoje?

Fornecer código não é a única maneira de contribuir para o projeto; para uma lista mais completa de coisas que precisam ser feitas, por favor consulte o web site do Projeto FreeBSD.

Em resumo, nosso modelo de desenvolvimento é organizado como um conjunto solto de círculos concêntricos. O modelo centralizado é projetado para a conveniência dos usuários do FreeBSD, que são providos com uma maneira fácil de rastrear uma base de código central, e não para manter potenciais colaboradores fora! Nosso desejo é apresentar um sistema operacional estável com um grande conjunto de aplicações coerentes que os usuários possam facilmente instalar e usar - este modelo funciona muito bem em realizar isso.

Tudo o que pedimos para aqueles que se juntarem a nós como desenvolvedores do FreeBSD é a mesma dedicação que o pessoal atual tem para o seu sucesso contínuo!

1.3.4. Programas de Terceiros

Além das distribuições básicas, o FreeBSD oferece uma coleção de software portada com milhares de programas comumente procurados. No momento da redação deste texto, havia mais de 24.000 ports! A lista de ports varia de servidores http, a jogos, linguagens, editores e quase tudo no meio. Toda a coleção de ports requer aproximadamente 500 MB. Para compilar um port, simplesmente mude para o diretório do programa que você deseja instalar, digite make install e deixe o sistema fazer o resto. A distribuição original completa para cada port que você cria é baixada dinamicamente, para que você precise apenas de espaço em disco suficiente para compilar os ports desejados. Quase todos os ports também são fornecidos como um pacote "pré-compilado", que pode ser instalado com um comando simples (pkg install) por aqueles que não desejam compilar seus próprios ports pelo código fonte. Maiores informações sobre pacotes e ports podem ser encontradas em Instalando Aplicativos. Pacotes e Ports.

1.3.5. Documentação Adicional

Todas as versões suportadas do FreeBSD fornecem uma opção no instalador para instalar documentação adicional em /usr/local/shar/doc/freebsd durante a configuração inicial do sistema. A documentação também pode ser instalada posteriormente, usando os pacotes descritos em Atualizando a documentação a partir do ports. Você pode ver os manuais instalados localmente com qualquer navegador compatível com HTML usando as seguintes URLs:

Você também pode visualizar as cópias principais (e atualizadas com mais frequência) em https://www.FreeBSD.org/.


Última alteração em: 9 de março de 2024 por Danilo G. Baio