O Gerenciador de Volume vinum

Greg Lehey

Escrito originalmente por  
[ Documento HTML em partes / Documento HTML completo ]

Índice
1. Sinopse
2. Gargalos de Acesso
3. Integridade de dados
4. Objetos do vinum
5. Alguns exemplos
6. Nomeação de Objetos
7. Configurando o vinum
8. Usando o vinum para o sistema de arquivos raiz

1. Sinopse

Não importa o tipo de disco, sempre há problemas em potencial. Os discos podem ser muito pequenos, muito lentos ou pouco confiáveis para atender aos requisitos do sistema. Enquanto os discos estão ficando maiores, também ficam maiores os requisitos para armazenamento de dados. Geralmente, é necessário um sistema de arquivos maior que a capacidade de um disco. Várias soluções para esses problemas foram propostas e implementadas.

Um método é através do uso de vários discos, e às vezes discos redundantes. Além de suportar várias placas e controladoras para sistemas RAID (Redundant Array of Independent Disks), o sistema básico do FreeBSD inclui o gerenciador de volumes vinum, um driver de dispositivo de bloco que implementa discos virtuais e aborda esses três problemas. O vinum oferece mais flexibilidade, desempenho e confiabilidade do que o armazenamento em disco tradicional e implementa os modelos RAID-0, RAID-1 e RAID-5, tanto individualmente quanto combinados.

Este capítulo fornece uma visão geral dos possíveis problemas com o armazenamento em disco tradicional e uma introdução ao gerenciador de volumes vinum.

Nota:

Começando com o FreeBSD 5, o vinum foi reescrito para se encaixar na Arquitetura GEOM, mantendo as idéias originais, a terminologia e os metadados no disco. Esta reescrita é chamada gvinum (para GEOM vinum). Enquanto este capítulo usa o termo vinum, qualquer invocação de comandos deve ser executada com o gvinum. O nome do módulo do kernel mudou do original vinum.ko para geom_vinum.ko, e todos os device nodes residem em /dev/gvinum em vez de /dev/vinum. A partir do FreeBSD 6, a implementação original do vinum não está mais disponível no código base.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.