Introdução ao NanoBSD

Daniel Gerzo

Revisão: 52224
Nota Legal
2018-09-06 00:52:24 por ebrandi.
Resumo

Este documento fornece informações sobre as ferramentas NanoBSD, que podem ser usadas para criar imagens do sistema FreeBSD para aplicativos embarcados, adequadas para uso em um cartão Compact Flash (ou outro meio de armazenamento em massa).

[ Documento HTML em partes / Documento HTML completo ]

Índice
1. Introdução ao NanoBSD
2. NanoBSD Howto
Índice Remissivo

1. Introdução ao NanoBSD

O NanoBSD é uma ferramenta atualmente desenvolvida por Poul-Henning Kamp . Ele cria uma imagem do sistema FreeBSD para aplicativos embarcados, adequada para uso em um cartão Compact Flash (ou outro meio de armazenamento em massa).

Ele pode ser usado para construir imagens de instalação especializadas, projetadas para fácil instalação e manutenção de sistemas comumente chamados de appliances. Os appliances têm seu hardware e software agrupados no produto, o que significa que todos os aplicativos são pré-instalados. O appliance é conectado a uma rede existente e pode começar a funcionar (quase) imediatamente.

Os recursos do NanoBSD incluem:

  • Os Ports e os pacotes funcionam como no FreeBSD - Cada aplicativo pode ser instalado e usado em uma imagem do NanoBSD, da mesma forma que no FreeBSD.

  • Nenhuma funcionalidade ausente - Se é possível fazer algo com o FreeBSD, é possível fazer a mesma coisa com o NanoBSD, a menos que o recurso ou os recursos específicos sejam explicitamente removidos do NanoBSD quando a imagem foi criada.

  • Todo o sistema opera em modo read-only em tempo de execução - É seguro puxar o plugue de alimentação. Não há necessidade de executar fsck(8) após um desligamento abrupto do sistema.

  • É fácil de criar e personalizar - Usando apenas um script de shell e um arquivo de configuração, é possível criar imagens reduzidas e personalizadas, satisfazendo qualquer conjunto arbitrário de requisitos.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.