8. Convertendo Fontes TrueType para um Formato groff/PostScript Para o Groff

Isso potencialmente requer um pouco de trabalho, simplesmente porque depende de alguns utilitários que não são instalados como parte do sistema base. Eles são:

ttf2pf

Utilitário de conversão TrueType para PostScript. Ee permite a conversão de uma fonte TrueType em um arquivo de métrica de fonte ascii (.afm).

Atualmente disponível em http://sunsite.icm.edu.pl/pub/GUST/contrib/BachoTeX98/ttf2pf/. Nota: Esses arquivos são programas PostScript e devem ser baixados para o disco mantendo pressionada a tecla Shift ao clicar no link. Caso contrário, seu navegador pode tentar iniciar o ghostview para visualizá-los.

Os arquivos de interesse são:

  • GS_TTF.PS

  • PF2AFM.PS

  • ttf2pf.ps

O caso engraçado sobre maiúsculas/minúsculas é devido ao fato de serem destinados também para os terminais DOS. O ttf2pf.ps faz uso dos outros como maiúsculos, portanto, qualquer renomeação deve ser consistente com isso. (Na verdade, GS_TTF.PS e PFS2AFM.PS são supostamente parte da distribuição Ghostscript, mas é muito fácil usá-los como utilitários isolados. O FreeBSD parece não incluir o último.) Você também pode querer instalá-los em /usr/local/share/groff_font/devps (?).

afmtodit

Cria arquivos de fontes para uso com o groff a partir do arquivo de métricas de fonte ascii. Isso geralmente fica no diretório /usr/src/contrib/groff/afmtodit e requer algum trabalho para prosseguir.

Nota:

Se você é paranóico sobre o trabalhar no diretório /usr/src, simplesmente copie o conteúdo do diretório acima para um local de trabalho.

Na área de trabalho, você precisará compilar o utilitário. Apenas digite:

# make -f Makefile.sub afmtodit

Você também pode precisar copiar o /usr/contrib/groff/devps/generate/textmap para /usr/share/groff_font/devps/generate se ele ainda não existir.

Depois que todos esses utilitários estiverem no lugar, você está pronto para começar:

  1. Crie o arquivo .afm digitando:

    % gs -dNODISPLAY -q -- ttf2pf.ps TTF_name PS_font_name AFM_name

    Onde, TTF_name é o seu arquivo de fonte TrueType, PS_font_name é o nome do arquivo .pfa, AFM_name é o nome que você deseja para o arquivo .afm. Se você não especificar nomes de arquivos de saída para os arquivos .pfa ou .afm, os nomes padrão serão gerados a partir do nome do arquivo de fonte TrueType.

    Isso também produz um arquivo .pfa, o arquivo ascii de métricas de fonte PostScript (.pfb é para o formato binário). Isso não será necessário, mas poderia (eu acho) ser útil para um fontserver.

    Por exemplo, para converter a fonte de código de barras 30f9 usando o nome de arquivo padrão, use o seguinte comando:

    % gs -dNODISPLAY -- ttf2pf.ps 3of9.ttf
    Aladdin Ghostscript 5.10 (1997-11-23)
    Copyright (C) 1997 Aladdin Enterprises, Menlo Park, CA.  All rights reserved.
    This software comes with NO WARRANTY: see the file PUBLIC for details.
    Converting 3of9.ttf to 3of9.pfa and 3of9.afm.

    Se você quiser que as fontes convertidas sejam armazenadas em A.pfa e B.afm, use este comando:

    % gs -dNODISPLAY -- ttf2pf.ps 3of9.ttf A B
    Aladdin Ghostscript 5.10 (1997-11-23)
    Copyright (C) 1997 Aladdin Enterprises, Menlo Park, CA.  All rights reserved.
    This software comes with NO WARRANTY: see the file PUBLIC for details.
    Converting 3of9.ttf to A.pfa and B.afm.
  2. Crie o arquivo PostScript groff:

    Vá para o diretório /usr/share/groff_font/devps para facilitar a execução do comando abaixo. Você provavelmente precisará de privilégios de root para isso. (Ou, se você é paranoico sobre trabalhar lá, certifique-se de referenciar os arquivosDESC, text.enc e generate/textmap como estando neste diretório.)

    % afmtodit -d DESC -e text.enc file.afm generate/textmap PS_font_name

    Onde, file.afm é o AFM_name criado pelo ttf2pf.ps acima e PS_font_name é o nome da fonte usada a partir desse comando, bem como o nome que groff(1) usará para referências a essa fonte. Por exemplo, supondo que você usou o primeiro comando tiff2pf.ps acima, a fonte 3of9 Barcode pode ser criada usando o comando:

    % afmtodit -d DESC -e text.enc 3of9.afm generate/textmap 3of9

    Assegure-se de que o arquivo PS_font_name resultante (por exemplo, 3of9 no exemplo acima) esteja localizado no diretório /usr/share/groff_font/devps copiando-o ou movendo-o para lá.

    Note que se o ttf2pf.ps atribuir um nome de fonte usando o nome que ele encontrou no arquivo de fonte TrueType e você quiser usar um nome diferente, você deverá editar o arquivo .afm antes de executar o afmtodit. Esse nome também deve coincidir com o usado no arquivo Fontmap se você deseja redirecionar o groff(1) para o gs(1).

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.