3.6. Enviando o Novo Port

Antes de enviar o novo port, leia a seção sobre o que fazer e o que não fazer.

Uma vez feliz com o port, a única coisa que resta é colocá-lo na árvore principal do FreeBSD e deixar todo mundo feliz também.

Importante:

Nós não precisamos do diretório work ou do pacote pkgname.tgz, então exclua-os agora.

Em seguida, crie um patch(1) ou um arquivo shar(1). Assumindo que o port é chamado oneko e está na categoria games.

Exemplo 3.1. Criando um .diff para um Novo Port

Adicione todos os arquivos com svn add. Utilize o cd e vá para a base da árvore de ports, para que os caminhos completos dos arquivos alterados sejam incluídos no diff, então gere o diff com svn diff. Por exemplo:

% svn add .
% cd ../..
% svn diff games/oneko > oneko.diff

Importante:

Para ser mais fácil para os committers aplicarem o patch em sua cópia de trabalho da árvore de ports, por favor, gere o .diff da base da sua árvore de ports.


Exemplo 3.2. Criando um .shar para um Novo Port

Utilize o cd e vá para o diretório acima de onde o diretório do port está localizado e use shar para criar o arquivo:

% cd ..
% shar `find oneko` > oneko.shar

Envie um dos oneko.shar ou oneko.diff com o formulário de submissão de bugs. Use product Ports & Packages, component Individual Port(s) e siga as diretrizes mostradas lá. Adicione uma breve descrição do programa ao campo Description do PR (talvez uma versão curta do COMMENT), e lembre-se de adicionar o oneko.shar ou oneko.diff como um anexo.

Nota:

Dar uma boa descrição no resumo do relatório de problema facilita muito o trabalho dos commiters de ports. Preferimos algo como New port: category/portname breve descrição do port para novos ports. Usar este esquema torna mais fácil e rápido começar o trabalho para fazer o commit de um novo port.

Depois de enviar o port, por favor, seja paciente. O tempo necessário para incluir um novo port no FreeBSD pode variar de alguns dias até alguns meses. Um formulário simples de pesquisa no banco de dados do Relatório de Problemas está disponível em https://bugs.freebsd.org/bugzilla/query.cgi.

Para obter uma listagem dos PRs abertos para os ports, selecione Open e Ports & Packages no formulário de pesquisa, clique em [ Search ].

Depois de analisar o novo port, nós responderemos se necessário, e iremos adicioná-lo a árvore. O nome do remetente também será adicionado à lista de Contribuidores Adicionais do FreeBSD e outros arquivos.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.