6.3. Bibliotecas Compartilhadas

Se o port instalar uma ou mais bibliotecas compartilhadas, defina a variável USE_LDCONFIG para o make , a qual irá instruir o bsd.port.mk para executar o ${LDCONFIG} -m no diretório onde a nova biblioteca está instalada (geralmente em PREFIX/lib) durante o target post-install para registrá-la no cache da biblioteca compartilhada. Esta variável, quando definida, também facilitará a adição do par @exec /sbin/ldconfig -m e @unexec /sbin/ldconfig -R no pkg-plist, para que o usuário que instalou o pacote possa começar a usar a biblioteca compartilhada imediatamente e para que a desinstalação não faça com que o sistema acredite que a biblioteca ainda está lá.

USE_LDCONFIG=	yes

O diretório padrão pode ser substituído configurando a variável USE_LDCONFIG para uma lista de diretórios nos quais as bibliotecas compartilhadas devem ser instaladas. Por exemplo, se o port instalar bibliotecas compartilhadas em PREFIX/lib/foo e PREFIXO/lib/bar utilize isso no Makefile:

USE_LDCONFIG=	${PREFIX}/lib/foo ${PREFIX}/lib/bar

Por favor, verifique novamente, muitas vezes isso não é necessário ou é algo que pode ser evitado através do uso da opção -rpath ou da configuração da variável LD_RUN_PATH durante a fase de vinculação (consulte lang/mosml para um exemplo), ou através de um shell-wrapper que defina o LD_LIBRARY_PATH antes de executar o binário, como por exemplo o www/seamonkey faz.

Ao instalar bibliotecas de 32 bits em um sistema de 64 bits, use USE_LDCONFIG32 como alternativa.

Se o software usa o autotools, e especificamente, o libtool, adicione USES=libtool.

Quando o número da versão da biblioteca principal aumenta na atualização para a nova versão do port, todos os outros ports que se vinculam à biblioteca afetada devem ter seu PORTREVISION incrementado, para forçar a recompilação com a nova versão da biblioteca.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.