8.3. Arquivos de Configuração

Se o port instalar arquivos de configuração em PREFIX/etc (ou em outro lugar) não liste-os em pkg-plist. Isso fará com que pkg delete remova os arquivos que foram cuidadosamente editados pelo usuário, e uma reinstalação irá eliminá-los.

Em vez disso, instale arquivos de exemplo com uma extensão filename.sample. A macro @sample automatiza isso, consulte Seção 8.6.9, “@sample file[file]” para entender o que ela faz exatamente. Para cada arquivo de exemplo, adicione uma entrada no pkg-plist:

@sample etc/orbit.conf.sample

Se houver uma boa razão para não instalar um arquivo de configuração por padrão, liste apenas o nome do arquivo de exemplo em pkg-plist, sem o @sample seguido por um espaço e adicione uma mensagem ressaltando que o usuário deve copiar e editar o arquivo antes que o software seja executado.

Dica:

Quando um port instala sua configuração em um subdiretório de ${PREFIX}/etc, usar ETCDIR, cujo padrão é ${PREFIX}/etc/${PORTNAME}, pode ser substituído nos Makefile dos ports se houver uma convenção para o port usar algum outro diretório. A macro %%ETCDIR%% será usado em seu lugar em pkg-plist.

Nota:

Os arquivos de configuração de exemplo devem sempre ter o sufixo .sample. Se, por algum motivo histórico, o uso do sufixo padrão não for possível ou se os arquivos de exemplo vierem de algum outro diretório, use esta construção:

@sample etc/orbit.conf-dist etc/orbit.conf

ou

@sample %%EXAMPLESDIR%%/orbit.conf etc/orbit.conf

O formato é @sample sample-file actual-config-file.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.