Capítulo 2. Criando um Novo Port

Esta tradução pode estar desatualizada. Para ajudar com as traduções, acesse a ferramenta de traduções do FreeBSD.

Índice

Interessado em fazer um novo port ou atualizar os ports existentes? Ótimo!

O que segue são algumas instruções para criar um novo port para o FreeBSD. Para atualizar um port existente, leia este documento e depois leia o Atualizando um Port.

Quando este documento não for suficientemente detalhado, consulte /usr/ports/Mk/bsd.port.mk, que é incluído por todos os Makefiles dos ports. Mesmo aqueles que não estão hackeando os Makefiles diariamente podem ganhar muito conhecimento com isso. Além disso, perguntas específicas podem ser enviadas à Lista de discussão do ports do FreeBSD.

Apenas uma fração das variáveis ​​(VAR) que podem ser sobrepostas são mencionados neste documento. A maioria (se não todas) estão documentadas no início do /usr/ports/Mk/bsd.port.mk; as outras provavelmente deveriam estar também. Observe que esse arquivo usa uma configuração de tabulação não padrão: O Emacs e o Vim irão reconhecer a configuração ao carregar o arquivo. Ambos vi(1) e ex(1) podem ser configurados para usar o valor correto digitando :set tabstop=4 uma vez que o arquivo foi carregado.

Procurando algo fácil para começar? Dê uma olhada na lista de ports desejados e veja se você pode trabalhar em um (ou mais de um).


Última alteração em: 9 de março de 2024 por Danilo G. Baio