11.2. UPDATE e MOVED

11.2.1. /usr/ports/UPDATING

Se a atualização do port exigir etapas especiais, como alteração de arquivos de configuração ou execução de um programa específico, ela deverá ser documentada neste arquivo. O formato de uma entrada neste arquivo é:

YYYYMMDD:
  AFFECTS: users of portcategory/portname
  AUTHOR: Your name <Your email address>

  Special instructions

Dica:

Quando incluir instruções exatas para o portmaster, portupgrade e/ou instruções ao pkg, por favor, certifique-se de escapar o shell escaping corretamente. Por exemplo, não use:

# pkg delete -g -f docbook-xml* docbook-sk* docbook[2345]??-* docbook-4*

Como mostrado, o comando só irá funcionar com bourne shells. Em vez disso, use o formato abaixo, que funcionará com ambos bourne shell e c-shell:

# pkg delete -g -f docbook-xml\* docbook-sk\* docbook\[2345\]\?\?-\* docbook-4\*

Nota:

Recomenda-se que a linha AFFECTS contenha uma glob que corresponda a todos os ports afetados pela entrada, para que as ferramentas automatizadas possam analisá-la com a maior facilidade possível. Se uma atualização diz respeito a todas as versõs do BIND 9 o conteúdo de AFFECTS deve ser usuários do dns/bind9*, não deve ser usuários do BIND 9

11.2.2. /usr/ports/MOVED

Este arquivo é usado para listar os ports movidos ou removidos. Cada linha no arquivo é composta por nome do port, para onde o port foi movido, quando e por quê. Se o port foi removido, a seção detalhando onde ele estava pode ser deixado em branco. Cada seção deve ser separada pelo caractere | (pipe), assim:

old name|new name (blank for deleted)|date of move|reason

A data deve ser inserida no formato YYYY-MM-DD. Novas entradas são adicionadas ao final da lista para mantê-las em ordem cronológica, com a entrada mais antiga no topo da lista.

Se um port foi removido, e depois restaurado, exclua a linha neste arquivo que informa que ele foi removido.

Se um port foi renomeado e depois renomeado de volta para seu nome original, adicione uma nova entrada com o nome intermediário para o nome antigo e remova a entrada antiga para não criar um loop.

Nota:

Quaisquer alterações devem ser validadas com Tools/scripts/MOVEDlint.awk.

Se estiver usando um diretório de ports diferente de /usr/ports, use:

% cd /home/user/ports
% env PORTSDIR=$PWD Tools/scripts/MOVEDlint.awk

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.