Capítulo 13. O Que Fazer e Não Fazer

Esta tradução pode estar desatualizada. Para ajudar com as traduções, acesse a ferramenta de traduções do FreeBSD.

13.1. Introdução

Aqui está uma lista comum de o que fazer ou não, encontrada durante o processo de portabilidade. Verifique o port com relação a essa lista, mas também verifique os ports no banco de dados de PR’s que outros enviaram. Envie quaisquer comentários sobre os ports, conforme descrito em Relatórios de Bugs e Comentários Gerais. Verificar os ports no banco de dados de PR’s irá tornar o processo mais rápido para que possamos fazer o seu commit e para provar que você sabe o que está fazendo.

13.2. WRKDIR

Não escreva nada em arquivos fora do WRKDIR. WRKDIR é o único lugar garantido com permissão de escrita durante a compilação do port (consulte instalando ports a partir de um CDROM para um exemplo de construção de ports de uma árvore somente leitura). Os arquivos pkg-* podem ser modificados pela redefinição de uma variável em vez de sobrescrever o arquivo.

13.3. WRKDIRPREFIX

Certifique-se de que o port honre a variável WRKDIRPREFIX. A maioria dos ports não precisa se preocupar com isso. Em particular, quando se refere a uma variável WRKDIR de outro port, observe que o local correto é WRKDIRPREFIXPORTSDIR/subdir/name/work e não PORTSDIR/subdir/name/work ou .CURDIR/../../subdir/name/work ou algo assim.

Além disso, se definir WRKDIR, certifique-se de adicionar ${WRKDIRPREFIX}${.CURDIR} na frente.

13.4. Diferenciando Sistemas Operacionais e Versões de OS

Alguns códigos precisam de modificações ou compilação condicional com base na versão do FreeBSD Unix em que ele está sendo executado. A maneira preferida de distinguir as versões do FreeBSD é usar as macros __FreeBSD_version e __FreeBSD__ definidas em sys/param.h. Se este arquivo não estiver incluído, adicione o código,

#include <sys/param.h>

para o lugar adequado no arquivo .c.

__FreeBSD__ é definido em todas as versões do FreeBSD para seu principal número de versão. Por exemplo, no FreeBSD 9.x, __FreeBSD__ é definido para 9.

#if __FreeBSD__ >= 9
#  if __FreeBSD_version >= 901000
	 /* 9.1+ release specific code here */
#  endif
#endif

Uma lista completa de valores FreeBSD_version está disponível em Valores FreeBSD_version.

13.5. Escrevendo Algo Depois do bsd.port.mk

Não escreva nada depois da linha .include <bsd.port.mk>. Isso geralmente pode ser evitado incluindo bsd.port.pre.mk em algum lugar no meio do Makefile e bsd.port.post.mk no fim.

Inclua o par bsd.port.pre.mk/bsd.port.post.mk ou apenas bsd.port.mk; não misture o uso dos dois.

bsd.port.pre.mk define apenas algumas variáveis, que podem ser usadas em testes no Makefile, bsd.port.post.mk define o restante.

Aqui estão algumas variáveis ​​importantes definidas no arquivo bsd.port.pre.mk (esta não é a lista completa, por favor leia bsd.port.mk para a lista completa).

VariávelDescrição

ARCH

A arquitetura retornada por uname -m (por exemplo, i386)

OPSYS

O tipo de sistema operacional, conforme retornado por uname -s (por exemplo, FreeBSD)

OSREL

A versão de lançamento do sistema operacional (por exemplo, 2.1.5 ou 2.2.7)

OSVERSION

A versão numérica do sistema operacional; o mesmo que __FreeBSD_version.

LOCALBASE

A base da árvore "local" (por exemplo, /usr/local)

PREFIX

Onde o port se instala (veja mais sobre a variável PREFIX).

Quando MASTERDIR for necessário, sempre o defina antes de incluir o bsd.port.pre.mk.

Aqui estão alguns exemplos de coisas que podem ser adicionadas depois do bsd.port.pre.mk:

# no need to compile lang/perl5 if perl5 is already in system
.if ${OSVERSION} > 300003
BROKEN=	perl is in system
.endif

Sempre use tab em vez de espaços após o argumento BROKEN=.

13.6. Uso de Declarações exec em Wrapper Scripts

Se o port instalar um script shell cuja finalidade é executar outro programa, e se a execução desse programa for a última ação executada pelo script, certifique-se de executar o programa usando a função exec, por exemplo:

#!/bin/sh
exec %%LOCALBASE%%/bin/java -jar %%DATADIR%%/foo.jar "$@"

A declaração de exec substitui o processo do shell pelo programa especificado. E se exec for omitido, o processo do shell permanece na memória enquanto o programa está sendo executado e consome desnecessariamente recursos do sistema.

13.7. Faça as Coisas Racionalmente

O Makefile deve fazer as coisas de uma maneira simples e razoável. Tornar algumas linhas mais curtas ou mais legíveis é sempre melhor. Exemplos incluem usar um construtor .if do make em vez de um construtor if do shell, não redefinir do-extract se redefinir EXTRACT* é o suficiente e usar GNU_CONFIGURE ao invés de CONFIGURE_ARGS += --prefix=${PREFIX}.

Se um monte de código novo é necessário para fazer algo, já pode haver uma implementação dele em bsd.port.mk. Embora seja difícil de ler, há muitos problemas aparentemente difíceis para os quais bsd.port.mk já fornece uma solução simples.

13.8. Respeite Ambos CC e CXX

O port deve respeitar tanto CC e CXX. O que queremos dizer com isso é que o port não deve definir os valores dessas variáveis ​​absolutamente, sobrepondo os valores existentes; em vez disso, pode anexar quaisquer valores necessários aos valores existentes. Isso é para que as opções de build que afetam todos os ports possam ser definidas globalmente.

Se o port não respeitar essas variáveis, por favor adicione NO_PACKAGE=ignores either cc or cxx ao Makefile.

Aqui está um exemplo do Makefile respeitando ambos CC e CXX. Note o ?=:

CC?= gcc
CXX?= g++

Aqui está um exemplo que não respeita nem CC nem CXX:

CC= gcc
CXX= g++

Ambos CC e CXX podem ser definidos em sistemas FreeBSD no arquivo /etc/make.conf. O primeiro exemplo define um valor se não foi definido anteriormente no arquivo /etc/make.conf, preservando quaisquer definições de todo o sistema. O segundo exemplo atrapalha qualquer coisa previamente definida.

13.9. Respeite CFLAGS

O port deve respeitar a variável CFLAGS. O que queremos dizer com isso é que o port não deve definir o valor dessa variável absolutamente, substituindo o valor existente. Em vez disso, pode anexar quaisquer valores necessários ao valor existente. Isso é para que as opções de build que afetam todos os ports possam ser definidas globalmente.

Se isso não acontecer, por favor adicione NO_PACKAGE=ignores cflags ao Makefile.

Aqui está um exemplo de Makefile respeitando CFLAGS. Note o +=:

CFLAGS+= -Wall -Werror

Aqui está um exemplo que não respeita CFLAGS:

CFLAGS= -Wall -Werror

CFLAGS são definidas em sistemas FreeBSD no arquivo /etc/make.conf. O primeiro exemplo acrescenta flags adicionais para a variável CFLAGS, preservando quaisquer definições de todo o sistema. O segundo exemplo atrapalha qualquer coisa previamente definida.

Remove flags de otimização do Makefile de terceiros. O sistema de variáveis CFLAGS contém flags de otimização de todo o sistema. Um exemplo de um Makefile não modificado:

CFLAGS= -O3 -funroll-loops -DHAVE_SOUND

Usando flags de otimização do sistema, o Makefile seria semelhante a este exemplo:

CFLAGS+= -DHAVE_SOUND

13.10. Logs de Compilação Detalhados

Faz com que o sistema de build dos ports exiba todos os comandos executados durante o estágio de build. Os registros de build completos são cruciais para depurar problemas de ports.

Exemplo de log de compilação não informativo (ruim):

  CC     source1.o
  CC     source2.o
  CCLD   someprogram

Exemplo de log de compilação detalhado (bom):

cc -O2 -pipe -I/usr/local/include -c -o source1.o source1.c
cc -O2 -pipe -I/usr/local/include -c -o source2.o source2.c
cc -o someprogram source1.o source2.o -L/usr/local/lib -lsomelib

Alguns sistemas de build, como o CMake, ninja e GNU configure são configurados para registro detalhado pelo framework do ports. Em outros casos, os ports podem precisar de ajustes individuais.

13.11. Feedback

Envie mudanças aplicáveis e correções ​​para o mantenedor upstream para inclusão na próxima versão do código. Isso torna a atualização para a próxima versão muito mais fácil.

13.12. README.html

README.html não faz parte do port, mas é gerado com o comando make readme. Não inclua este arquivo em patches ou commits.

Se o comando make readme falhar, certifique-se de que o valor padrão de ECHO_MSG não tenha sido modificado pelo port.

13.13. Marcando um Port não Instalável com a variável BROKEN, FORBIDDEN ou IGNORE

Em certos casos, os usuários devem ser impedidos de instalar um port. Existem várias variáveis ​​que podem ser usadas no Makefile de um port para informar ao usuário que o port não pode ser instalado. O valor dessas variáveis ​​make será o motivo que é mostrado aos usuários do porque o port se recusa a se instalar. Por favor, use a variável correta. Cada variável transmite significados radicalmente diferentes, tanto para usuários quanto para sistemas automatizados que dependem do Makefile, assim como o cluster de compilação de ports, FreshPorts e portsmon.

13.13.1. Variáveis

  • BROKEN é reservada para ports que atualmente não compilam, instalam, desinstalam ou que não são executados corretamente. Use-o para ports em que o problema é considerado temporário.

    Se instruído, o cluster de build ainda tentará compilar eles para ver se o problema subjacente foi resolvido. (No entanto, em geral, o cluster é executado sem isso.)

    Por exemplo, use BROKEN quando um port:

    • não compila

    • falha em sua configuração ou no processo de instalação

    • instala arquivos fora do ${PREFIX}

    • não remove todos os seus arquivos corretamente após a desinstalação (no entanto, pode ser aceitável, e desejável, que o port deixe arquivos modificados pelo usuário por fora do port)

    • tem problemas em tempo de execução em sistemas nos quais é necessário que ele seja executado corretamente.

  • A variável FORBIDDEN é usada para ports que contêm uma vulnerabilidade de segurança ou causam grande preocupação em relação à segurança de um sistema FreeBSD com um determinado port instalado (por exemplo, um programa de confiança inseguro ou um programa que fornece serviços facilmente exploráveis). Marcar ports como FORBIDDEN assim que um determinado software tiver uma vulnerabilidade e não houver atualização liberada. Idealmente, atualize os ports o mais rápido possível quando uma vulnerabilidade de segurança for descoberta para reduzir o número de hosts vulneráveis ​​do FreeBSD (gostamos de ser conhecidos pela segurança), mas às vezes há um intervalo de tempo entre a divulgação de uma vulnerabilidade e uma versão atualizada do software vulnerável. Não marque um port como FORBIDDEN por qualquer outro motivo que não seja segurança.

  • A variável IGNORE é reservada para ports que não devem ser compilados por algum outro motivo. Use-a para ports em que o problema é considerado estrutural. O cluster de build não criará, sob nenhuma circunstância, ports marcados com a variável IGNORE. Por exemplo, use IGNORE quando um port:

    • não funciona na versão instalada do FreeBSD

    • tem um distfile que não pôde ser obtido automaticamente devido a restrições de licenciamento

    • não funciona com algum outro port atualmente instalado (por exemplo, o port depende do www/apache20 mas www/apache22 está instalado)

      Se um port entrar em conflito com um port que está atualmente instalado (por exemplo, se eles instalam um arquivo no mesmo local que executa uma função diferente), use a variável CONFLICTS como uma alternativa. CONFLICTS ajustará IGNORE por si próprio.

13.13.2. Notas de Implementação

Não coloque os valores de BROKEN, IGNORE e variáveis ​​relacionadas entre aspas. Devido à forma como a informação é mostrada ao usuário, o texto das mensagens para cada variável é diferente:

BROKEN=	fails to link with base -lcrypto
IGNORE=	unsupported on recent versions

resultando nesta saída a partir do comando make describe:

===>  foobar-0.1 is marked as broken: fails to link with base -lcrypto.
===>  foobar-0.1 is unsupported on recent versions.

13.14. Considerações Arquitetônicas

13.14.1. Notas Gerais sobre Arquiteturas

O FreeBSD roda em muito mais arquiteturas de processador do que apenas as conhecidas baseadas em x86. Alguns ports possuem restrições específicas para uma ou mais dessas arquiteturas.

Para a lista de arquiteturas suportadas, execute:

cd ${SRCDIR}; make targets

Os valores são mostrados no formato TARGET/TARGET_ARCH. O makevar ARCH somente leitura do ports é configurado com base no valor de TARGET_ARCH. Os Makefiles dos Ports devem testar o valor deste Makevar.

13.14.2. Marcando um Port como de Arquitetura Neutra

Os ports que não possuem requisitos ou arquivos dependentes de arquitetura são identificados com NO_ARCH=yes.

NO_ARCH pretende indicar que não há necessidade de compilar um pacote para cada uma das arquiteturas suportadas. O objetivo é reduzir a quantidade de recursos gastos na compilação e distribuição de pacotes, como largura de banda de rede e espaço em disco em mirrors e na mídia de distribuição. Atualmente, entretanto, nossa infraestrutura de pacotes (por exemplo, gerenciadores de pacotes, mirrors e compiladores de pacotes) não estão configurados para se beneficiar totalmente do NO_ARCH.

13.14.3. Marcando um port para ser ignorado apenas em determinadas arquiteturas

  • Para marcar um port com IGNORE apenas em determinadas arquiteturas, existem duas outras variáveis ​​de conveniência que irão setar automaticamente IGNORE: ONLY_FOR_ARCHS e NOT_FOR_ARCHS. Exemplos:

    ONLY_FOR_ARCHS=	i386 amd64
    NOT_FOR_ARCHS=	ia64 sparc64

    Uma mensagem de IGNORE customizada pode ser definida usando as variáveis ONLY_FOR_ARCHS_REASON e NOT_FOR_ARCHS_REASON. É possível definir entradas por arquitetura com as variáveis ONLY_FOR_ARCHS_REASON_ARCH e NOT_FOR_ARCHS_REASON_ARCH.

13.14.4. Unknown Title!

  • Se um port baixar e instalar binários i386, defina a variável IA32_BINARY_PORT. Se esta variável estiver definida,/usr/lib32 deve estar presente para versões IA32 de bibliotecas e o kernel deve suportar compatibilidade com IA32. Se uma dessas duas dependências não forem satisfeitas, IGNORE será definido automaticamente.

13.14.5. Considerações Específicas do Cluster

  • Alguns ports tentam se ajustar à máquina exata em que estão sendo compilados, definindo -march=native para o compilador. Isso deve ser evitado: liste-o em uma opção desativada por padrão ou exclua-o completamente.

    Caso contrário, o pacote padrão produzido pelo cluster de compilação pode não rodar em todas as máquinas desse ARCH.

13.15. Marcando um Port para Remoção com DEPRECATED ou EXPIRATION_DATE

Lembre-se que BROKEN e FORBIDDEN devem ser usados ​​como um recurso temporário se um port não estiver funcionando. Ports permanentemente quebrados serão removidos da árvore por completo.

Quando fizer sentido, os usuários podem ser avisados ​​sobre uma remoção de port pendente com as variáveis DEPRECATED e EXPIRATION_DATE. A primeira é uma string que indica porque o port está programado para remoção; a segunda é uma string no formato ISO 8601 (YYYY-MM-DD). Ambos serão mostrados ao usuário.

É possível definir a variável DEPRECATED sem uma EXPIRATION_DATE (por exemplo, recomendando uma versão mais nova do port), mas o contrário não faz sentido.

Não existe uma política definida sobre o tempo de aviso a ser dado. A prática atual parece ser de um mês para problemas relacionados à segurança e dois meses para problemas de compilação. Isso também dá a algum interessado um pouco de tempo para resolver os problemas.

13.16. Evite o Uso do Construtor .error

A maneira correta de um Makefile sinalizar que o port não pode ser instalado devido a algum fator externo (por exemplo, o usuário especificou uma combinação ilegal de opções de compilação) é definir um valor não vazio para IGNORE. Este valor será formatado e mostrado ao usuário pelo comando make install.

É um equívoco comum usar .error para esse propósito. O problema com isso é que muitas ferramentas automatizadas que funcionam com a árvore de ports falharão nessa situação. A ocorrência mais comum disso é encontrada ao tentar construir o arquivo /usr/ports/INDEX (Veja Executando make describe). No entanto, comandos ainda mais triviais, como make maintainer também irão falhar neste cenário. E Isto não é aceitável.

Exemplo 1. Como Evitar o Uso de .error

O primeiro dos próximos dois trechos de Makefile irá fazer o make index falhar, enquanto o segundo não:

.error "option is not supported"
IGNORE=option is not supported

13.17. Uso de sysctl

O uso de sysctl é desencorajado, exceto nos targets. Isso porque ele seria processado na execução de qualquer makevar, como os usados durante um make index, e assim teria que executar o comando, retardando ainda mais esse processo.

Use apenas sysctl(8) através de SYSCTL, pois contém o caminho completo e pode ser modificado, se alguém tiver uma necessidade especial.

13.18. Atualizando Distfiles

De vez em quando os autores de software alteram o conteúdo dos distfiles liberados sem alterar o nome do arquivo. Verifique se as alterações são oficiais e se foram realizadas pelo autor. Já aconteceu no passado em que o distfile foi silenciosamente alterado nos servidores de download com a intenção de prejudicar ou comprometer a segurança do usuário final.

Coloque o antigo distfile de lado, faça o download do novo, descompacte-o e compare o conteúdo com o diff(1). Se não houver nada suspeito, atualize o distinfo.

Certifique-se de resumir as diferenças no log do PR e do commit, para que outras pessoas saibam que nada de ruim aconteceu.

Contate os autores do software e confirme as alterações com eles.

13.19. Uso de Padrões POSIX

Os ports do FreeBSD geralmente esperam conformidade com POSIX. Alguns softwares e sistemas de compilação fazem suposições baseadas em um sistema operacional ou ambiente específico que pode causar problemas quando usado em um port.

Não use /proc se houver outras maneiras de obter as informações. Por exemplo, setprogname(argv[0]) dentro de main() e depois getprogname(3) para saber o nome do executável.

Não confie em comportamento não documentado pelo POSIX.

Não registre timestamps no caminho crítico do aplicativo se ele também funcionar sem. Obter registros de timestamps pode ser lento, dependendo da precisão dos registros de timestamp no SO. Se os timestamps forem realmente necessários, determine o quão precisos eles devem ser e use uma API documentada para fornecer a precisão necessária.

Um número razoável de syscalls simples (por exemplo gettimeofday(2), getpid(2)) são muito mais rápidos no Linux™ do que em qualquer outro sistema operacional, devido ao armazenamento em cache e às otimizações de desempenho do vsyscall. Não confie que seus custos sejam baratos em aplicativos de desempenho crítico. Em geral, tente evitar as syscalls se possível.

Não confie no comportamento de sockets específicos do Linux™. Em particular, os tamanhos padrão do buffer de socket são diferentes (chamadas setsockopt(2) com SO_SNDBUF e SO_RCVBUF, e enquanto o send(2) do Linux™'s bloqueia quando o buffer do socket está cheio, o do FreeBSD falhará e definirá ENOBUFS no errno).

Se for necessário depender de um comportamento não padrão, encapsule-o adequadamente em uma API genérica, verifique o comportamento no estágio de configuração e pare se ele estiver ausente.

Verifique as páginas de manual para ver se a função usada é uma interface POSIX (na seção "STANDARDS" da página de manual).

Não assuma que /bin/sh é o bash. Certifique-se de que uma linha de comando passada para system(3) irá funcionar com um shell compatível com POSIX.

Uma lista de bashismos comum está disponível aqui.

Verifique se os cabeçalhos estão incluídos no POSIX ou da maneira recomendada na página do manual. Por exemplo,sys/types.h é muitas vezes esquecido, o que não é tanto um problema para o Linux™ como é para o FreeBSD.

13.20. Miscelânea

Sempre verifique duas vezes os arquivos pkg-descr e pkg-plist. Se estiver revisando um port e uma melhor formulação puder ser alcançada, faça isso.

Não faça mais cópias da Licença GNU General Public License em nosso sistema. Obrigado.

Por favor, tenha cuidado ao notar quaisquer questões legais! Não nos deixe distribuir software ilegalmente!


Última alteração em: 9 de março de 2024 por Danilo G. Baio