1.2. Bem vindo ao FreeBSD!

O FreeBSD é um Sistema Operacional de código aberto nos padrões Unix-Like para computadores de arquitetura x86 (32 and 64 bits), ARM®, AArch64, RISC-V®, MIPS®, POWER®, PowerPC®, and Sun UltraSPARC®. Ele fornece todos os recursos que são considerados comuns hoje em dia, como multitarefa preemptiva, proteção de memória, memória virtual, recursos para múltiplos usuários, suporte a SMP, todas as ferramentas de desenvolvimento de código aberto para diferentes linguagens e estruturas e recursos de área de trabalho centralizados no Sistema X Window, KDE ou GNOME. Seus pontos fortes são:

O FreeBSD é baseado na release 4.4BSD-Lite do Computer Systems Research Group (CSRG) da Universidade da Califórnia em Berkeley, e mantém a tradição distinta do desenvolvimento de sistemas BSD. Além do bom trabalho fornecido pelo CSRG, o Projeto FreeBSD colocou milhares de horas-homem para estender a funcionalidade e ajustar o sistema para o máximo desempenho e confiabilidade em situações de carga reais. O FreeBSD oferece desempenho e confiabilidade a altura de outras ofertas de código aberto e comerciais, combinadas com recursos de ponta não disponíveis em nenhum outro lugar.

1.2.1. O que o FreeBSD Pode Fazer?

As aplicações para as quais o FreeBSD pode ser colocado são verdadeiramente limitadas apenas pela sua própria imaginação. Do desenvolvimento de software à automação de fábrica, do controle de estoque à correção de azimute de antenas de satélite remotas; Se isso puder ser feito com um produto comercial UNIX®, é mais do que provável que você também possa fazê-lo com o FreeBSD! O FreeBSD também se beneficia significativamente de milhares de aplicativos de alta qualidade desenvolvidos por centros de pesquisa e universidades em todo o mundo, muitas vezes disponíveis com pouco ou nenhum custo.

Como o código-fonte do FreeBSD está disponível gratuitamente, o sistema também pode ser customizado em um grau quase inédito para aplicações ou projetos especiais, e de maneiras que geralmente não são possíveis com a maioria do sistemas operacionais dos principais fornecedores comerciais. Aqui está apenas uma amostra de algumas das aplicações em que as pessoas estão atualmente usando o FreeBSD:

  • Serviços de Internet: A robusta rede TCP/IP incorporada ao FreeBSD torna-o uma plataforma ideal para uma variedade de serviços de Internet, tais como:

    • Servidores WEB

    • Roteamento IPv4 e IPv6

    • Firewalls e Gateways NAT (IP masquerading)

    • Servidores FTP

    • Servidores de Email

    • E mais...

  • Educação: Você é estudante de ciências da computação ou de engenharia relacionada? Não há melhor maneira de aprender sobre sistemas operacionais, arquitetura de computadores e redes do que colocar as mãos no sistema, uma experiência que o FreeBSD pode oferecer. Os vários pacotes CAD, matemáticos e de design gráfico disponíveis gratuitamente também o tornam altamente útil para aqueles cujo principal interesse em um computador é fazer com que outro trabalho seja feito!

  • Pesquisa: Com o código-fonte de todo o sistema disponível, o FreeBSD é uma excelente plataforma para pesquisa em sistemas operacionais, assim como em outros ramos da ciência da computação. A natureza livremente disponível do FreeBSD também possibilita que grupos remotos colaborem em ideias ou desenvolvimento compartilhado sem ter que se preocupar com acordos de licenciamento especiais ou limitações sobre o que pode ser discutido em fóruns abertos.

  • Rede: Precisa de um novo roteador? Um servidor de nomes (DNS)? Um firewall para manter as pessoas fora de sua rede interna? O FreeBSD pode facilmente transformar esse PC não utilizado que está encostado em algum canto em um roteador avançado com recursos sofisticados de filtragem de pacotes.

  • Embarcado: O FreeBSD é uma excelente plataforma para construir sistemas embarcados. Com suporte para plataformas ARM®, MIPS® e PowerPC®, juntamente com uma pilha de rede robusta, recursos de ponta e a permissiva Licença BSD o FreeBSD é uma excelente base para a criação de roteadores embarcados, firewalls e outros dispositivos.

  • Desktop: O FreeBSD é uma ótima opção para uma solução de desktop barata usando o servidor X11 disponível gratuitamente. O FreeBSD oferece várias opções de ambientes de desktop de código aberto, incluindo as interfaces gráficas de usuário padrão do GNOME e do KDE. O FreeBSD pode até inicializar diskless a partir de um servidor central, tornando as estações de trabalho individuais ainda mais baratas e fáceis de administrar.

  • Desenvolvimento de Software: O sistema básico do FreeBSD vem com um conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento, incluindo um completo compilador e depurador C/C++ . O suporte para muitas outras linguagens também está disponível por meio da coleção de ports e dos pacotes.

O FreeBSD está disponível para download gratuito, ou pode ser obtido em CD-ROM ou DVD. Por favor, consulte Apêndice A, Obtendo o FreeBSD para maiores informações sobre como obter o FreeBSD.

1.2.2. Quem Usa o FreeBSD?

O FreeBSD é conhecido por seus recursos de serviço web - sites que rodam no FreeBSD incluem Hacker News, Netcraft, NetEase, Netflix, Sina, Sony Japan, Rambler, Yahoo!, e Yandex.

Os recursos avançados do FreeBSD, a segurança comprovada, o ciclo de release previsível e a licença permissiva levaram à sua utilização como plataforma para a construção de muitos appliances, dispositivos e produtos tanto comerciais quanto de código aberto. Muitas das maiores empresas de TI do mundo usam o FreeBSD:

  • Apache - A Apache Software Foundation executa a maior parte de sua infraestrutura voltada para o público, incluindo possivelmente um dos maiores repositórios SVN do mundo, com mais de 1.4 milhões de commits, no FreeBSD.

  • Apple - OS X utiliza muito do FreeBSD na sua pilha de rede, no seu sistema de arquivos virtuais e em muitos componentes userland. O Apple iOS também contém elementos emprestados do FreeBSD.

  • Cisco - Os appliances de segurança de rede e anti-spam IronPort executam um kernel modificado do FreeBSD.

  • Citrix - A linha NetScaler de dispositivos de segurança fornece balanceamento de carga nas camadas 4-7, cache de conteúdo, firewall de aplicativos, VPN segura e acesso móvel à rede em nuvem, juntamente com o poder de um shell do FreeBSD.

  • Dell EMC Isilon - Os dispositivos de armazenamento corporativo da Isilon são baseados no FreeBSD. A licença extremamente liberal do FreeBSD permitiu que a Isilon integrasse sua propriedade intelectual ao kernel e se concentrasse em construir seu produto ao invés de um sistema operacional.

  • Quest KACE - Os appliances de gerenciamento de sistemas KACE executam o FreeBSD devido à sua confiabilidade, escalabilidade e a comunidade que apoia seu desenvolvimento contínuo.

  • iXsystems - A linha TrueNAS de dispositivos de armazenamento unificado é baseada no FreeBSD. Além de seus produtos comerciais, a iXsystems também gerencia o desenvolvimento dos projetos de código aberto TrueOS e FreeNAS.

  • Juniper - O sistema operacional JunOS que roda em todos os equipamentos de rede da Juniper (incluindo roteadores, switches, firewalls e dispositivos de rede) é baseado no FreeBSD. A Juniper é um dos muitos fornecedores que mostra a relação simbiótica entre o projeto e os fornecedores de produtos comerciais. Melhorias geradas na Juniper são enviadas para o FreeBSD para reduzir a complexidade de integrar novos recursos do FreeBSD ao JunOS no futuro.

  • McAfee - O SecurOS, a base dos produtos de firewall corporativo da McAfee, incluindo o Sidewinder, é baseado no FreeBSD.

  • NetApp - A linha de dispositivos de armazenamento Data ONTAP GX é baseada no FreeBSD. Além disso, a NetApp contribuiu com muitos recursos, incluindo o novo hipervisor licenciado pelo BSD, bhyve.

  • Netflix - O appliance OpenConnect que a Netflix usa para transmitir filmes para seus clientes é baseado no FreeBSD. A Netflix fez extensas contribuições para a base de código e trabalha para manter um delta zero a partir do FreeBSD mainline. Os appliances Netflix OpenConnect são responsáveis por entregar mais de 32% de todo o tráfego de Internet na América do Norte.

  • Sandvine - A Sandvine usa o FreeBSD como base de suas plataformas de processamento de rede em tempo real de alto desempenho que compõem seus produtos inteligentes de controle de política de rede.

  • Sony - O console de videogame PlayStation 4 executa uma versão modificada do FreeBSD.

  • Sophos - O produto Sophos Email Appliance é baseado em uma versão modificada (hardened) do FreeBSD e varre as mensagens de entrada em busca por spam e vírus, ao mesmo tempo em que monitora as mensagens de saída quanto a malware, bem como a perda acidental de informações confidenciais.

  • Spectra Logic - A linha nTier de dispositivos de armazenamento de dados de arquivamento executa o FreeBSD e o OpenZFS.

  • Stormshield - Os dispositivos Stormshield Network Security são baseados em uma versão modificada do FreeBSD. A licença BSD permite que eles integrem sua própria propriedade intelectual ao sistema enquanto retornam uma grande quantidade de desenvolvimento interessante para a comunidade.

  • The Weather Channel - O appliance IntelliStar que é instalado na central de cada provedor de cabo local e é responsável por injetar previsões meteorológicas locais na programação da rede de TV a cabo, executa o FreeBSD.

  • Verisign - A Verisign é responsável por operar os registros de domínio raiz .com e .net, bem como a infra-estrutura de DNS que a acompanha. Eles contam com diversos sistemas operacionais de rede, incluindo o FreeBSD, para garantir que não haja um ponto comum de falha em sua infraestrutura.

  • Voxer - A Voxer suporta sua plataforma de mensagem de voz móvel com o ZFS no FreeBSD. A Voxer mudou de um derivativo do Solaris para o FreeBSD por causa da sua documentação superior, comunidade maior e mais ativa e ao ambiente mais favorável ao desenvolvedor. Além de recursos críticos como o ZFS e o DTrace, o FreeBSD também oferece suporte a TRIM no ZFS.

  • Fudo Security - O dispositivo de segurança FUDO permite que as empresas monitorem, controlem, registrem e façam auditoria de contratados e administradores que trabalham em seus sistemas. Baseado em todos os melhores recursos de segurança do FreeBSD, incluindo ZFS, GELI, Capsicum, HAST e auditdistd.

O FreeBSD também gerou vários projetos de código aberto relacionados:

  • BSD Router - Um substituto baseado em FreeBSD para grandes roteadores corporativos projetados para rodar em hardware PC padrão.

  • FreeNAS - Um FreeBSD personalizado projetado para ser usado como um dispositivo de servidor de arquivos de rede. Fornece uma interface web baseada em Python para simplificar o gerenciamento dos sistemas de arquivos UFS e ZFS. Inclui suporte para NFS, SMB/CIFS, AFP, FTP e iSCSI. Inclui um sistema extensível de plugins baseado em jails do FreeBSD.

  • GhostBSD - é derivado do FreeBSD, usa o ambiente GTK para fornecer uma aparência bonita e uma experiência confortável na moderna plataforma BSD, oferecendo um ambiente de trabalho natural e nativo UNIX®.

  • mfsBSD - Um kit de ferramentas para compilar uma imagem do sistema FreeBSD que roda inteiramente da memória.

  • NAS4Free - Uma distribuição de servidor de arquivos baseada no FreeBSD com uma interface web PHP.

  • OPNSense - OPNsense é um firewall e uma plataforma de roteamento open source, baseado em FreeBSD, fácil-de-usar e fácil-de-compilar. O OPNsense inclui a maioria dos recursos disponíveis em firewalls comerciais caros e, em muitos casos, muito mais. Ele traz o rico conjunto de recursos de ofertas comerciais com os benefícios de códigos fonte abertos e verificáveis.

  • TrueOS - O TrueOS é baseado na lendária segurança e estabilidade do FreeBSD. O TrueOS segue o FreeBSD-CURRENT, com os drivers, atualizações de segurança e pacotes mais recentes disponíveis.

  • FuryBSD - é um desktop FreeBSD de código aberto novinho em folha. O FuryBSD presta homenagem aos projetos de BSD de desktop do passado, como PC-BSD e TrueOS com sua interface gráfica e adiciona ferramentas adicionais, como uma imagem live USB/DVD híbrida. O FuryBSD é totalmente gratuito para uso e distribuído sob a licença BSD.

  • MidnightBSD - é um sistema operacional derivado do FreeBSD desenvolvido com usuários de desktop em mente. Inclui todo o software que você esperaria para suas tarefas diárias: email, navegação web, processamento de texto, jogos e muito mais.

  • pfSense - Uma distribuição de firewall baseada no FreeBSD com uma enorme variedade de recursos e amplo suporte a IPv6.

  • ZRouter - Um firmware alternativo de código aberto para dispositivos embarcados baseado no FreeBSD. Projetado para substituir o firmware proprietário em roteadores prontos para uso.

Uma lista de depoimentos de empresas que baseiam seus produtos e serviços no FreeBSD pode ser encontrada no site da Fundação FreeBSD. A Wikipedia também mantém uma lista de produtos baseados no FreeBSD.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.