Capítulo 20. Outros Sistemas de Arquivos

Esta tradução pode estar desatualizada. Para ajudar com as traduções, acesse a ferramenta de traduções do FreeBSD.

20.1. Sinopse

Os sistemas de arquivos são parte integrante de qualquer sistema operacional. Eles permitem que os usuários carreguem e armazenem arquivos, forneçem acesso a dados e tornam os discos rígidos úteis. Diferentes sistemas operacionais diferem em seu sistema de arquivos nativo. Tradicionalmente, o sistema de arquivo nativo do FreeBSD tem sido o Sistema de Arquivos Unix (Unix File System) UFS o qual foi modernizado como UFS2. Desde o FreeBSD 7.0, o Sistema de Arquivos Z (ZFS) também está disponível como um sistema de arquivos nativo. Veja O sistema de arquivos Z (ZFS) para maiores informações.

Além dos seus sistemas de arquivos nativos, o FreeBSD suporta uma infinidade de outros sistemas de arquivos para que dados de outros sistemas operacionais possam ser acessados localmente, tais como dados armazenados em dispositivos de armazenamento USB conectados localmente, drives flash e discos rígidos. Isto inclui suporte para o sistema de arquivos estendidos do Linux™ (EXT).

Existem diferentes níveis de suporte do FreeBSD para os vários sistemas de arquivos. Alguns exigem que um módulo do kernel seja carregado e outros podem requerer que um conjunto de ferramentas seja instalado. O suporte a alguns dos sistemas de arquivos não nativos é completo, suportando leitura/gravação, enquanto o suporte a outros é somente de leitura.

Depois de ler este capítulo, você saberá:

  • A diferença entre sistemas de arquivos nativos e suportados.

  • Quais sistemas de arquivos são suportados pelo FreeBSD.

  • Como ativar, configurar, acessar e usar sistemas de arquivos não nativos.

Antes de ler este capítulo, você deve:

20.2. Sistemas de arquivos do Linux™

O FreeBSD fornece suporte built-in para vários sistemas de arquivos do Linux™. Esta seção demonstra como carregar o suporte e como montar os sistemas de arquivos suportados do Linux™.

20.2.1. ext2

O suporte no kernel para sistemas de arquivos ext2 está disponível desde o FreeBSD 2.2. No FreeBSD 8.x e anterior, o código está licenciado sob a GPL. Desde o FreeBSD 9.0, o código foi reescrito e agora é licenciado sob a licença BSD.

O driver ext2fs(5) permite que o kernel do FreeBSD leia e grave em sistemas de arquivos ext2.

Esse driver também pode ser usado para acessar os sistemas de arquivos ext3 e ext4. O sistema de arquivos ext2fs(5) possui suporte completo para leitura e gravação para o ext4 a partir do FreeBSD 12.0-RELEASE. Além disso, os atributos estendidos e as ACLs também são suportados, enquanto o journalling e a criptografia não são. Começando com o FreeBSD 12.1-RELEASE, um provedor do DTrace também estará disponível. Versões anteriores do FreeBSD podem acessar o ext4 no modo de leitura e gravação usando sysutils/fusefs-ext2.

Para acessar um sistema de arquivos ext, primeiro carregue o módulo correspondente do kernel:

# kldload ext2fs

Em seguida, monte o volume ext especificando seu nome de partição no FreeBSD e um ponto de montagem existente. Este exemplo monta /dev/ad1s1 em /mnt:

# mount -t ext2fs /dev/ad1s1 /mnt

Última alteração em: 9 de março de 2024 por Danilo G. Baio