3. Coleção de Pacotes e Árvore de Ports: Instalando novos programas no FreeBSD

FreeBSD provê dois métodos para a instalação de novos aplicativos: pacotes binários e através da compilação do código fonte (Árvore de ports). Cada método tem seu benefício:

Pacotes Binários
Árvore de Ports

Se a instalação da aplicação não necessitar de opções customizadas, a instalação via pacotes é suficiente. Compile o port sempre que o aplicativo exigir a personalização das opções padrão. Se você necessita de pacotes customizados, você poderá obtê-los através da compilação a partir do ports utilizando o comando make Pacotes.

A lista completa da árvore de ports e dos pacotes pode ser encontrada aqui.

3.1. Pacotes

Pacotes são aplicações pré-compiladas, os equivalentes no FreeBSD aos arquivos .deb nos sistemas baseados no Debian/Ubuntu e aos arquivos .rpm nos sistemas baseados no Fedora/Red Hat. Pacotes são instalados através do comando pkg. Por exemplo, o comando a seguir instala o Apache 2.4:

# pkg install apache24

Para mais informações sobre pacotes, veja a seção 5.4 do Handbook do FreeBSD: Usando pkgng para gerenciar pacotes binários.

3.2. Árvore de Ports

A árvore de ports do FreeBSD é um framework de Makefiles e patches customizados especificamente para a instalação através do código fonte no FreeBSD. Quando um port é instalado, o sistema irá buscar o código fonte, aplicar qualquer patch que seja necessário, compilar o código, instalar a aplicação e qualquer outra dependência da qual ela necessite.

A Coleção de Ports, algumas vezes referenciada como a árvore de ports, pode ser instalada em /usr/ports usando o comando portsnap(8) (se estiver rodando FreeBSD 11.4 ou 12.1) ou Subversion (se estiver rodando FreeBSD-CURRENT). Instruções detalhadas para instalação da Coleção de Ports podem ser encontradas na seção 5.5 do Handbook do FreeBSD.

Para compilar um port, mude para o diretório do port e inicie o processo de compilação. O exemplo abaixo instala o Apache 2.4 através da Coleção de Ports:

# cd /usr/ports/www/apache24
# make install clean

Um dos benefícios de usar a árvore de ports para realizar a instalação de um software é a possibilidade de customizar as opções de instalação. O exemplo a seguir, especifica que o módulo mod_ldap também deve ser instalado:

# cd /usr/ports/www/apache24
# make WITH_LDAP="YES" install clean

Veja Usando a Coleção de Ports para mais informações.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.