Contribuidores do FreeBSD

Esta tradução pode estar desatualizada. Para ajudar com as traduções, acesse a ferramenta de traduções do FreeBSD.

trademarks

FreeBSD is a registered trademark of the FreeBSD Foundation.

Sun, Sun Microsystems, Java, Java Virtual Machine, JDK, JRE, JSP, JVM, Netra, OpenJDK, Solaris, StarOffice, SunOS and VirtualBox are trademarks or registered trademarks of Sun Microsystems, Inc. in the United States and other countries.

Many of the designations used by manufacturers and sellers to distinguish their products are claimed as trademarks. Where those designations appear in this document, and the FreeBSD Project was aware of the trademark claim, the designations have been followed by the “™” or the “®” symbol.

Resumo

Este artigo lista pessoas e organizações que fizeram alguma contribuição para o FreeBSD. Para ver a lista atual de Committers do FreeBSD você pode dar uma olhada na seguinte lista.


1. Os Desenvolvedores do FreeBSD

Esta lista, que inclui todos os membros do Core Team, nomeia todos que têm privilégios de commit para uma ou mais das três árvores de código (doc, ports e src). Para ver os membros atuais do Core Team, você pode dar uma olhada na página de administração.

(em ordem alfabética pelo sobrenome):

2. Ex Membros do Core Team

As seguintes pessoas eram membros do Core Team do FreeBSD durante os períodos indicados. Agradecemos por seus esforços anteriores a serviço do projeto FreeBSD.

Em ordem cronológica reversa:

3. Ex Membros do Time de Desenvolvimento

As seguintes pessoas eram membros do time de desenvolvimento do FreeBSD durante os períodos indicados. Agradecemos por seus esforços anteriores a serviço do projeto FreeBSD.

Em ordem cronológica reversa:

4. Ex Membros do Ports Management

As seguintes pessoas eram membros do time portmgr do FreeBSD durante os períodos indicados. Agradecemos por seus esforços anteriores a serviço do projeto FreeBSD.

Em ordem cronológica reversa:

5. Time de Desenvolvimento: Em memória

Durante os muitos anos de existência do Projeto FreeBSD, infelizmente, alguns de nossos desenvolvedores faleceram. Aqui estão algumas lembranças.

Em ordem cronológica reversa da data aproximada de seus falecimentos:

  • Bruce D. Evans (1991 - 2019; RIP 2019)

    Bruce foi um gigante da programação que fez do FreeBSD sua casa.

    Antes do FreeBSD e Linux havia o Minix, um brinquedo "unix" escrito por Andy Tannenbaum, lançado em 1987, vendido com código fonte completo em três disquetes, por $99.

    Bruce fez a portabilidade do Minix para o i386 por volta de 1989.

    Linus Torvalds usou o Minix/386 para desenvolver seu próprio kernel, e Bruce foi a primeira pessoa que ele agradeceu no anúncio de lançamento.

    Quando Bill Jolitz lançou 386BSD 0.1 em 1992, Bruce foi listado como colaborador.

    Bruce co-fundou o projeto FreeBSD e serviu no core.0, mas nunca foi partidário, e ao longo dos anos muitos outros projetos se beneficiaram de seus patches, conselhos e sabedoria.

    As revisões de código de Bruce vinham em três sabores, "mild", "brucified" e "brucifiction", mas nunca foram pessoais: Sempre foram apenas sobre o código, os erros, raciocínio descuidado, o contexto histórico ausente, os padrões ambíguos - e as transgressões de style(9).

    Como Bruce deu mais revisões de código do que qualquer outra pessoa na história do projeto FreeBSD, os logs de commit ocultam a verdadeira escala de seu impacto até você prestar atenção nos "Submitted by", "Reviewed by" e "Pointed out by".

    Tendo dificuldades em ouvir, Bruce não participava de conferências.

    A notável exceção foi a BSDcon de 1999 na Califórnia, onde seus colegas do core team o saldaram com "Nós não somos dignos!" em referência ao filme Wayne’s World.

    Vinte anos depois, ainda não somos.

  • Kurt Lidl (2015 - 2019; RIP 2019)

    Kurt se envolveu com o BSD quando ainda era um projeto na Universidade da Califórnia em Berkeley. Logo após a disponibilização de placas personalizadas em Maryland, ele adquiriu "BSDWZRD".

    Ele começou a contribuir com o FreeBSD logo após a concepção do projeto. Ele se tornou um source committer do FreeBSD em Outubro de 2015.

    O projeto FreeBSD mais conhecido de Kurt foi o blacklistd(8), que bloqueia e libera portas sob demanda para evitar o abuso de DoS. Ele também fez muitas outras correções de bugs e aprimoramentos no DTrace, boot loaders, e outros bits e partes da infraestrutura do FreeBSD.

    Trabalhos anteriores incluíram o jogo XTank, um dos autores da RFC 2516 "A Method for Transmitting PPP Over Ethernet (PPPoE)", e o paper da USENIX "Drinking from the Firehose: Multicast USENET News".

  • Frank Durda IV (1995 - 2003; RIP 2018)

    Frank estava em volta do projeto desde os primórdios, contribuindo com código para a linha 1.x antes de se tornar um committer.

  • Andrey A. Chernov (1993 - 2017; RIP 2017)

    As contribuições de Andrey para o FreeBSD foram muitas. Estando envolvido há muito tempo, dificilmente existe uma área em que ele não tenha tocado.

  • Jürgen Lock (2006 - 2015; RIP 2015)

    Jürgen fez uma série de contribuições para o FreeBSD, incluindo o trabalho no libvirt, na stack de gráficos e no QEMU. As contribuições e a ajuda de Jürgen foram apreciadas por pessoas de todo o mundo. Esse trabalho continua melhorando a vida de milhares de pessoas todos os dias.

  • Alexander Botero-Lowry <alexbl@FreeBSD.org> (2006 - 2011; RIP 2012)

    Alexander foi mais conhecido como um dos principais contribuintes para os ports Python do FreeBSD e um membro fundador da lista de discussão do FreeBSD Python e também pelo seu trabalho no XMMS2.

  • John Birrell <jb@FreeBSD.org> (1997 - 2009; RIP 2009)

    John fez grandes contribuições para o FreeBSD, o mais conhecido foi a importação do código dtrace(1). O senso de humor e a fala simples de John ou irritava alguns ou criava amigos rapidamente. No final de sua vida, ele se mudou para uma área rural e estava tentando viver com o mínimo de impacto possível para o planeta, enquanto ao mesmo tempo ainda trabalhava na área de alta tecnologia.

  • Jean-Marc Zucconi <jmz@FreeBSD.org> (1994 - 2009; RIP 2009)

    Jean-Marc foi um astrofísico que fez importantes contribuições para a modelagem das atmosferas de planetas e cometas no l’Observatoire de Besançon em Besançon, França. Enquanto esteve lá, participou da concepção e construção do espectrômetro Vega tricanal que estudou o Cometa Halley. Ele também foi um colaborador de longa data do FreeBSD.

  • Jun-ichiro Itoh <itojun@FreeBSD.org> (1997 - 2001; RIP 2008)

    Conhecido por todos como itojun, Jun-ichiro Hagino foi um pesquisador principal no KAME Project, que visava fornecer tecnologia IPv6 e IPsec de forma livremente redistribuível. Muito deste código foi incorporado ao FreeBSD. Sem seus esforços, o estado do IPv6 na Internet seria muito diferente.

  • Cameron Grant <cg@FreeBSD.org> (1999 - 2005; RIP 2005)

    Cameron foi um indivíduo único que contribuiu para o projeto apesar de graves deficiências físicas. Ele foi responsável por uma reescrita completa do nosso sistema de som durante o final dos anos 90. Muitos daqueles que se correspondiam com ele não tinham idéia de sua mobilidade limitada, devido ao seu espírito alegre e disposição para ajudar os outros.

  • Alan Eldridge <alane@FreeBSD.org> (2002 - 2003; RIP 2003)

    Alan foi um grande contribuinte para o KDE no FreeBSD. Além disso, ele manteve muitas outros ports difíceis e que consumiam muito tempo, como o autoconf, CUPS, e python. O caminho de Alan não foi fácil, mas sua paixão pelo FreeBSD e a dedicação à excelência de programação lhe renderam muitos amigos.

6. Contribuidores de Software Derivados

Este software foi originalmente derivado do release 0.1 de William F. Jolitz, embora quase nenhum código específico original do 386BSD permaneça. Este software foi essencialmente reimplementado a partir da versão 4.4BSD-Lite fornecida pelo Computer Science Research Group (CSRG) na Universidade da Califórnia, Berkeley e colaboradores acadêmicos associados.

Há partes do NetBSD e do OpenBSD que foram integradas no FreeBSD também, e gostaríamos de agradecer a todos os contribuidores do NetBSD e do OpenBSD pelo seus trabalhos.

7. Contribuidores Adicionais do FreeBSD

(em ordem alfabética pelo primeiro nome):

8. Contribuidores do Kit Patch 386BSD

(em ordem alfabética pelo primeiro nome):

9. Galeria de Doadores

A FreeBSD Foundation agradece aos doadores financeiros e em espécie.

O Projeto FreeBSD agradece a todos os doadores!

Desde de 2010, a seção abaixo estava desatualizada há vários anos.

9.1. Contribuidores para o projeto do servidor central

As pessoas e as organizações a seguir possibilitaram ao Projeto FreeBSD construir um novo servidor central, que substituiu a freefal.FreeBSD.org em algum momento, doando os seguintes itens:

9.2. Financiamento direto

As seguintes pessoas e organizações generosamente contribuíram com financiamento direto ao projeto:

9.3. Doadores de Hardware

As seguintes pessoas e empresas generosamente contribuíram com hardware para testes e desenvolvimento/suporte de drivers de dispositivos:

  • BSDi por fornecer os computadores Pentium P5-90 e 486/DX2-66 EISA/VL que são utilizados para o nosso trabalho de desenvolvimento, para não falar do acesso a rede e outras doações de recursos de hardware.

  • A Compaq doou uma variedade de sistemas Alpha para o Projeto FreeBSD. Entre as muitas doações generosas estão 4 AlphaStation DS10s, um AlphaServer DS20, AlphaServer 2100s, um AlphaServer 4100, 8 estações de trabalho pessoais de 500 MHz, 4 estações de trabalho pessoais de 433 MHz e mais! Essas máquinas são usadas para engenharia de releases, compilação de pacotes, desenvolvimento SMP e desenvolvimento geral na arquitetura Alpha.

  • A TRW Financial Systems, Inc. forneceu 130 PCs, três servidores de arquivos de 68 GB, doze Ethernets, dois roteadores e um switch ATM para depuração do código "diskless"

  • Dermot McDonnell doou o drive de CDROM Toshiba XM3401B atualmente usado na freefall.

  • Chuck Robey <chuckr@glue.umd.edu> doou seu drive de fita para trabalho experimental.

  • Larry Altneu <larry@alr.com,> e Wilko Bulte <wilko@FreeBSD.org> forneceram drives de fita Wangtek e Archive QIC-02 para melhorar o driver wt.

  • Ernst Winter (Falecido) contribuiu com um drive de disquete 2.88 MB para o projeto. Esperamos que isto aumente a pressão para reescrever o driver para disquetes.

  • A Tekram Technologies enviou um de seus cartões adaptadores de host FAST e ULTRA SCSI DC-390, DC-390U e DC-390F para testes de regressão dos drivers NCR e AMD com seus cartões. Eles também devem ser aplaudidos por disponibilizar fontes de driver para sistemas operacionais gratuitos em seu servidor FTP ftp://ftp.tekram.com/scsi/FreeBSD/.

  • Larry M. Augustin contribuiu não apenas com uma placa SCSI Symbios Sym8751S, mas também com um conjunto de manuais, incluindo um para o próximo chip Sym53c895 com suporte Ultra-2 e LVD, e o último manual de programação com informações sobre como utilizar com segurança as funcionalidades avançadas dos últimos chips SCSI Symbios. Muito obrigado!

  • Christoph P. Kukulies <kuku@FreeBSD.org> doou um drive de CD-ROM Mitsumi com 12x de velocidade FX120 para o desenvolvimento do driver IDE CDROM.

  • Mike Tancsa <mike@sentex.ca> doou quatro diferentes placas PCI ATM para ajudar a aumentar o suporte dessas placas, bem como apoiar o esforço de desenvolvimento da pilha ATM netatm.

9.4. Contribuidores Especiais

  • BSDi (antigo Walnut Creek CDROM) doou mais do que podemos dizer (veja a seção 'Sobre o Projeto FreeBSD' no FreeBSD Handbook para mais detalhes). Em particular, nós gostaríamos de agradecê-los pelo hardware original utilizado na freefall.FreeBSD.org, nossa máquina de desenvolvimento primária, e pela thud.FreeBSD.org, uma máquina para compilações e testes. Nós também estamos em débito com eles pelo financiamento de vários contribuidores ao longo dos anos e por prover acesso irrestrito a nós em sua conexão com a Internet T1.

  • A interface business GmbH, Dresden tem apoiado pacientemente Jörg Wunsch <joerg@FreeBSD.org> que muitas vezes preferiu trabalhar no FreeBSD em vez de trabalhos remunerados, e costumava recorrer à conexão com a Internet da EUnet (bastante cara) sempre que sua conexão privada ficava muito lenta ou instável para trabalhar com ela.

  • Berkeley Software Design, Inc. contribuiu com seu código de emulador do DOS para o restante do mundo BSD, o qual é usado no comando doscmd.


Última alteração em: 26 de maio de 2023 por Edson Brandi