Chapter 2. Ferramentas

Table of Contents
2.1. Ferramentas Obrigatórias
2.2. Ferramentas Opcionais

O FDP utiliza diferentes ferramentas como auxílio no gerenciamento da documentação do FreeBSD, e na conversão para diferentes formatos, e assim por diante. Você irá precisar utilizar estas ferramentas se for trabalhar com a documentação do FreeBSD.

Todas estas ferramentas estão disponíveis como Ports e Packages do FreeBSD, simplificando enormemente o seu trabalho para instalá-las.

Você precisará instalar estas ferramentas antes de trabalhar com qualquer exemplo dos próximos capítulos. O uso real destas ferramentas será abordado nos próximos capítulos.

Se possível use o textproc/docproj:

Você pode economizar bastante tempo se instalar o port textproc/docproj. Este é um meta-port que por si só não contém nenhum programa. Ao invés disto, ele depende que já estejam instalados corretamente vários outros ports. O processo de instalação irá baixar e instalar automaticamente todos os pacotes listados como necessários neste capítulo.

Um dos pacotes que você pode precisar é o conjunto de macros JadeTeX. No entanto, esse conjunto de macros requer que o TeX esteja instalado. O TeX é um pacote grande, e ele somente será necessário se você quiser gerar documentos nos formatos Postscript ou PDF.

Para economizar seu tempo e espaço em disco você deve especificar se quer, ou não, a instalação do JadeTeX (e por consequência do TeX) quando o port for instalado. Conforme necessário, faça:

# make JADETEX=yes install

ou

# make JADETEX=no install

Alternativamente você pode instalar o textproc/docproj-jadetex ou o textproc/docproj-nojadetex. Estes ports secundários irão definir a variável JADETEX para você, consequentemente eles irão instalar o mesmo conjunto de aplicativos na sua máquina. Observe que você poderá produzir apenas documentos em HTML e ASCII se você não instalar o JadeTeX. Para produzir documentos em PostScript e PDF você irá precisar do TeX.

2.1. Ferramentas Obrigatórias

2.1.1. Software

Estes programas são necessários para você trabalhar com a documentação do FreeBSD, e permitirão a conversão da mesma para os formatos HTML, texto puro e RTF. Eles estão todos incluídos em textproc/docproj.

Jade (textproc/jade)

Uma implementação DSSSL. Utilizado para a conversão de documentos escritos com linguagem de marcas para outros formatos, incluindo HTML e TeX.

Tidy (www/tidy)

Um HTML pretty printer , utilizado para reformatar alguns dos HTMLs gerados automaticamente ficando mais fácil de entendê-los.

Links (www/links)

Um navegador WWW em modo texto que também converte arquivos HTML para texto puro.

peps (graphics/peps)

Parte da documentação inclui imagens, algumas delas estão armazenadas como arquivos EPS. Estas imagens precisam ser convertidas para o formato PNG antes de serem exibidas em um navegador web.

2.1.2. Entidades e DTDs

Estes são os conjuntos de DTDs e de entidades usados pelo FDP. Eles precisam estar instalados para que você possa trabalhar com qualquer parte da documentação.

HTML DTD (textproc/html)

HTML é a linguagem de marcas escolhida para a World Wide Web, e é usada no web site do FreeBSD.

DocBook DTD (textproc/docbook)

DocBook é uma linguagem de marcas projetada para documentação técnica. Toda a documentação do FreeBSD está escrita em DocBook.

ISO 8879 entities (textproc/iso8879)

19 dos conjuntos de entidade de caracter ISO 8879:1986 utilizados por muitos DTDs. Inclui símbolos matemáticos nomeados, caracteres do conjunto de caracter Latin (acentos, diacríticos e assim por diante), e símbolos gregos.

2.1.3. Stylesheets

As Stylesheets são usadas na conversão e formatação de documentos para serem apresentados na tela, impressos, e assim por diante.

Modular DocBook Stylesheets (textproc/dsssl-docbook-modular )

As Modular DocBook Stylesheets são usadas na conversão da documentação escrita em DocBook para outros formatos, tais como HTML ou RTF.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.

Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.