2.2. Ferramentas Opcionais

Você não precisa ter qualquer uma das ferramentas a seguir instaladas. Entretanto, você poderá achar mais fácil trabalhar com a documentação se elas estiverem disponíveis, elas também oferecem uma maior flexibilidade em relação aos formatos nos quais os documentos podem ser gerados.

2.2.1. Software

JadeTeX e teTeX (print/jadetex e print/teTeX)

O Jade e o teTeX são usados para converter DocBook para os formatos DVI, Postscript, e PDF. As macros do JadeTeX são necessárias para estas conversões.

Se você não pretende converter seus documentos para um destes formatos (i.e., HTML, texto puro, e RTF são o suficiente) então não será preciso instalar o JadeTeX e teTeX. Isto pode resultar em uma boa economia de tempo e espaço em disco, já que o teTeX possui tamanho de aproximadamente 30MB.

Important:

Se você decidir instalar o JadeTeX e teTeX então será preciso configurar o teTeX depois do JadeTeX ter sido instalado. O arquivo print/jadetex/pkg-message contém instruções detalhadas sobre o que é preciso ser feito.

Emacs ou XEmacs (editors/emacs ou editors/xemacs)

Ambos editores incluem um modo especial para a edição de documentos com uma linguagem de marcas que siga um SGML DTD. Esse modo inclui comandos para reduzir o volume total de digitação a ser feita, o que ajuda a reduzir a possibilidade de erros.

Você não precisa utilizá-los, qualquer editor pode ser usado para editar documentos escritos com linguagem de marcas. Entretanto, se optar por usá-los você poderá constatar que eles tornam seu trabalho mais eficiente.

Se alguém tiver sugestões sobre algum outro software que seja útil para a manipulação de documentos SGML, por favor informe a Equipe de Engenharia de Documentação , desta forma ele poderá ser adicionado a esta lista.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.

Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.