Escrevendo Relatórios de Problema no FreeBSD

Dag-Erling Smørgrav

Contribuido por 

Mark Linimon

Revisão: 43184
Nota Legal
2013-11-13 por hrs.
Resumo

Este artigo descreve qual a melhor forma de formular e de submeter um relatório de problema para Projeto FreeBSD.

[ Documento HTML em partes / Documento HTML completo ]

Índice
1. Introdução
2. Quando enviar um relatório de problema
3. Preparação
4. Escrevendo o Relatório de Problema
5. Acompanhamento
6. Se você está tendo problemas
7. Leituras complementares
Índice Remissivo

1. Introdução

Uma das experiências mais frustrantes que alguém pode ter como um usuário de um software é submeter um relatório sobre um problema que está enfrentando apenas para vê-lo ser sumariamente fechado com uma informação curta e pouco útil do tipo isto não é um bug ou ainda este relatório de problema não procede. Da mesma forma, uma das experiências mais frustrantes para um desenvolvedor de software é ser inundado com relatórios de problemas que na verdade não são realmente relatórios de problemas, mas sim solicitações de suporte, ou então que contenham pouca ou nenhuma informação sobre como o problema ocorre e sobre como proceder para reproduzi-lo.

Este documento tem por objetivo descrever como escrever bons relatórios de problema. Mas o que vem a ser um bom relatório de problema? Bem, indo direto ao ponto, um bom relatório de problema é aquele que se pode analisar e tratar rapidamente, para a satisfação mútua do usuário e do desenvolvedor.

Embora o foco primário deste artigo seja a elaboração de relatórios de problemas no FreeBSD, a maior parte das recomendações deve aplicar-se muito bem a outros projetos de software.

Observe que este artigo esta organizado de forma temática, e não de forma cronológica, desta forma você deve ler o documento inteiro antes de enviar um relatório de problema, ao invés de tratá-lo como um tutorial passo-a-passo.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.

Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.