4. Obtendo Ajuda e Informação

Aqui estão algumas fontes de ajuda úteis. Text representa um termo de sua escolha, para o qual você precisa de informação ou ajuda — usualmente um comando ou arquivo.

apropos text

Tudo que contiver o texto text na whatis database.

man text

Exibe a página de manual do text. A maior fonte de documentação para sistemas UNIX®. man ls vai lhe mostrar todos os detalhes de como usar o comando ls. Pressione Enter para navegar através do texto, Ctrl+B para voltar uma página, Ctrl+F para avançar uma página, q ou Ctrl+C para sair.

which text

Informa onde, no path do usuário, o comando text é encontrado.

locate text

Informa todos os caminhos onde o termo text é encontrado.

whatis text

Informa o que o comando text faz e qual sua página de manual. Executar whatis * vai lhe informar sobre todos os binários no diretório corrente.

whereis text

Encontra o arquivo text, informando seu caminho completo.

Você pode querer experimentar usar whatis em alguns comandos comuns, como cat, more, grep, mv, find, tar, chmod, chown, date, e script. more permite que você leia uma página de cada vez, do mesmo modo como no DOS, e.g., ls -l | more ou more filename. O * funciona como curinga — e.g., ls w* vai mostrar os arquivos que começam com w.

Algum desses programas não está trabalhando muito bem? Ambos, locate(1) e whatis(1), dependem de uma base de dados recompilada semanalmente. Se sua máquina não vai permanecer ligada (e rodando o FreeBSD) durante o final de semana, convém executar manualmente os comandos de manutenção diários, semanais, e mensais de vez em quando. Execute-os como root e, por agora, dê a cada um deles um tempo para finalizar antes de você iniciar o próximo.

# periodic daily
output omitted
# periodic weekly
output omitted
# periodic monthly
output omitted

Se você cansar de esperar, pressione Alt+F2 para acessar outro virtual console, e entre no sistema novamente. Afinal, ele é um sistema multiusuário e multitarefa. No entanto, é provável que esses comandos exibam mensagens na sua tela enquanto eles estão rodando; você pode executar clear em seu prompt para limpar a tela. Uma vez que eles tenham executado, você pode querer olhar em /var/mail/root e /var/log/messages.

Executar tais comandos é parte da administração do sistema — e como o único usuário do sistema UNIX®, você é seu próprio administrador de sistemas. Praticamente tudo que você precisa fazer como root será para administração de sistemas. Tais responsabilidades não são muito bem exploradas, mesmo nos grossos livros sobre UNIX®, que parecem dedicar um grande espaço para opções de menus em gerenciadores de janelas. Você pode querer obter um dos dois livros principais sobre administração de sistemas, ou Evi Nemeth et.al.'s UNIX System Administration Handbook (Prentice-Hall, 1995, ISBN 0-13-15051-7) — a segunda edição da capa vermelha; ou Æleen Frisch's Essential System Administration (O'Reilly & Associates, 2002, ISBN 0-596-00343-9). Eu uso Nemeth.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.

Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.