2. Adicionando um Usuário com Privilégios de Root

Se você não criou nenhum usuário durante a instalação do sistema e, portanto, está logado como root, você provavelmente precisa criar um usuário agora com:

# adduser

Na primeira vez que você usar o adduser, ele pode pedir por valores padrões para salvar. Você pode querer definir o shell padrão como csh(1) ao invés do sh(1), se ele sugerir o sh como padrão. Do contrário, apenas pressione enter para aceitar os valores padrões. Os valores padrões serão salvos em /etc/adduser.conf, o qual pode ser editado.

Suponha que você criou um usuário jack, cujo nome completo seja Jack Benimble. Dê a jack uma senha se segurança (mesmo crianças ao redor que possam por as mãos no teclado) é um problema. Quando for questionado se você deseja incluir jack em outros grupos, escreva wheel:

Login group is ``jack''. Invite jack into other groups: wheel

Isso tornará possível entrar no sistema como jack e usar o comando su(1) para tornar-se root. Então você não será mais repreendido por logar como root.

Você pode interromper o adduser à qualquer momento apenas pressionando Ctrl+C, e no fim você poderá aprovar o novo usuário ou simplesmente escrever n para não. Você pode querer criar um segundo usuário para o caso de algo sair errado na edição dos arquivos de login do usuário jack.

Uma vez que você tenha concluído, use exit para voltar ao prompt de login e entrar como o usuário jack. Em geral, é uma boa idéia fazer tudo quanto for possível como um usuário comum, que não tem o poder — e o risco — do root.

Se você já criou o usuário e quer que ele tenha permissão de utilizar o su para tornar-se root, você pode entrar como root e editar o arquivo /etc/group, adicionando jack ao grupo presente na primeira linha (o grupo wheel). Mas primeiro você precisa praticar com vi(1), o editor de texto instalado nas versões mais recentes do FreeBSD — ou usar um editor de texto mais simples, como o ee(1).

Para remover um usuário, use o comando rmuser.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.

Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.