4. De onde espelhar

Esta é uma questão importante. Portanto, esta seção irá gastar algum esforço para explicá-la. Vamos dizer isso várias vezes: em nenhuma circunstância você deve espelhar a partir do ftp.FreeBSD.org.

4.1. Algumas palavras sobre a organização

Os sites espelhos são organizados por país. Todos os sites espelhos oficiais possuem uma entrada de DNS no formato ftpN.CC.FreeBSD.org. No qual CC (i.e. código do país / country code) é o domínio de primeiro nível (TLD) do país no qual o site espelho está localizado. O N é um número, o qual diz que o servidor é o de número N naquele país. (o mesmo se aplica para cvsupN.CC.FreeBSD.org, wwwN.CC.FreeBSD.org, etc.) Existem sites espelho que não possuem os componentes CC em suas entradas de DNS. Estes são os sites espelhos que estão muito bem conectados e que permitem um grande número de usuários simultâneos. O ftp.FreeBSD.org é composto atualmente por 2 servidores, um está localizado a Dinamarca e o outro nos Estados Unidos. Ele NÃO é um site mestre e não deve nunca ser utilizado como servidor de upstream para o seu espelhamento. Um grande número de documentos online conduzem de forma interativa o usuário para ftp.FreeBSD.org, de forma que os sistemas de espelhamento automático devem buscar um servidor diferente para usar como fonte.

Adicionalmente existe uma hierarquia para os sites espelhos, a qual é descrita em termos de níveis (tiers). Os sites mestres não são referenciados, mas eles poderiam ser descritos como sendo um Tier-0. Os sites espelhos construídos a partir destes servidores podem ser considerados Tier-1, os espelhos dos espelhos-Tier-1 são considerados Tier-2, etc. Os sites oficiais são encorajados a serem um tier baixo, porém quanto mais baixo o tier, maiores as exigências nos termos descritos na Seção 2, “Requisitos para espelhar o FreeBSD”. O acesso aos sites espelhos de baixo tier pode ser restito, e o acesso aos sites mestres é definitivamente restrito. A hierarquia de tier não é refletida pelo DNS, e geralmente não é documentada em nenhum lugar exceto para os sites mestres. Entretanto, os sites espelhos oficiais com números baixos, de 1 a 4, normalmente são Tier-1 (esta é apenas uma sugestão aproximada, pois não existe uma regra).

4.2. Ok, mas de onde eu devo obter o material agora?

Sob nenhuma circunstância você deve espelhar o seu servidor a partir do ftp.FreeBSD.org. A resposta curta é: A partir do site que for mais próximo de você em termos de saltos na internet, ou então do que lhe disponibilizar o acesso mais rápido.

4.2.1. Eu quero apenas espelhar a partir de algum lugar!

Se você não possui nenhuma intenção ou necessidade especial, as instruções da Seção 4.2, “Ok, mas de onde eu devo obter o material agora?” se aplicam. Isso significa:

  1. Verifique os sites espelhos disponíveis no seu país. O Banco de dados de sites espelho do FreeBSD pode ajudá-lo neste processo.

  2. Verifique qual deles disponibiliza o acesso mais rápido (número de saltos, tempo de latência, etc.) e que oferece os serviços que você planeja utilizar (tal como rsync ou CVSup).

  3. Entre em contato com o administrador do site que você escolheu, mencione sua intenção e pergunte sobre os termos e regras para uso do servidor.

  4. Configure o seu site espelho como foi descrito anteriormente.

4.2.2. Eu sou um site espelho oficial, qual é o site correto para mim?

Em geral a orientação da Seção 4.2.1, “Eu quero apenas espelhar a partir de algum lugar!” continua válida. É claro que você pode querer colocar algum peso sobre o fato de que o seu site de upstream deveria ser um servidor de tier baixo. Existem algumas outras considerações sobre sites espelhos oficiais que estão descritos na Seção 5, “Sites Espelhos Oficiais”.

4.2.3. Eu quero acessar um site mestre!

Se você tem boas razões e bons pré-requisitos, você pode querer e ter acesso a um dos servidores mestres. O acesso a estes sites geralmente é restrito e existem regras especiais para o acesso. Se você já é um site espelho oficial, isto certamente irá ajudá-lo a conseguir o acesso. Em qualquer outro caso, certifique-se de que o seu país realmente necessita de outro site espelho. Se ele já possui 3 ou mais, pergunte ao administrador da zona () ou primeiro na lista de discussão sobre sites espelhos do FreeBSD.

Quem o ajudou a se tornar um site espelho oficial, deveria tê-lo ajudado a ganhar acesso a um servidor apropriado de upstream, seja à um dos servidores mestre ou a um servidor Tier-1 adequado. Se isso não ocorreu, você pode enviar um email para o endereço e solicitar ajuda com isto.

Existem 3 servidores mestres para o conjunto de arquivos do FTP e um para o repositório de CVS (as páginas web e os demais documentos são obtidos a partir do CVS, por isso não existe necessidade de se ter um servidor mestre para eles).

4.2.3.1. ftp-master.FreeBSD.org

Este é o servidor mestre para o conjunto de arquivos do FTP.

O ftp-master.FreeBSD.org disponibiliza os serviços de rsync e de CVSup, além do serviço de FTP. Consulte a Seção 3.1.2, “Espelhando com o Rsync” e a Seção 3.1.3, “Espelhando com o CVSup” para maiores informações sobre como acessar utilizando estes protocolos.

Os sites espelhos são encorajados a também disponibilizarem acesso via rsync à área de FTP, desde que sejam sites espelho-Tier-1.

4.2.3.2. cvsup-master.FreeBSD.org

Este é o servidor mestre do repositório de CVS.

O cvsup-master.FreeBSD.org disponibiliza apenas o serviço de CVSup. Consulte a Seção 3.2.1, “Usando o CVSup” para maiores detalhes.

Para obter acesso, você vai precisar entrar em contato com o Coordenador de sites espelho CVSup . Certifique-se de ter lido antes as Regras de Acesso ao CVSup do FreeBSD!

Configure a autenticação necessária seguindo estas instruções. Certifique-se de que você especificou o servidor como sendo freefall.FreeBSD.org na linha de comando do cvpasswd, como descrito no documento anterior, mesmo quando você estiver contatando o cvsup-master.FreeBSD.org.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.

Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.