8. Recursos para mantenedores de ports e colaboradores

O Porter's Handbook é o seu guia de mochila para o sistema de ports. Mantenha ele sempre a mão!

O artigo Escrevendo Relatórios de Problemas para o FreeBSD descreve as melhores práticas na elaboração e na submissão de um PR. Em 2005 foram submetidos mais de 11 mil relatórios de problema na categoria ports. Ao seguir as recomendações deste artigo você irá nos ajudar a reduzir o tempo necessário para processar o seu PR.

O Banco de Dados de Relatórios de Problemas.

O Pointyhat é o cluster de compilação do sistema de ports. Você pode utilizar o Pointyhat para verificar os logs de compilação de um port em todas as arquiteturas e releases principais.

O Sistema de Monitoração de Ports do FreeBSD pode lhe mostrar informações de referência cruzada sobre um port tais como erros de compilação e relatórios de problema. Se você é um mantenedor você pode utilizá-lo para verificar o status de compilação dos seus ports. Se você é um colaborador você pode utilizá-lo para encontrar ports quebrados e sem manutenção os quais precisam ser corrigidos.

O Scanner de Arquivos de Distribuição da Coleção de Ports do FreeBSD pode lhe mostrar ports para os quais não é possível fazer o download do código fonte. Você pode utilizá-lo nos seus próprios ports ou usá-lo para encontrar ports que precisam ter o seu MASTER_SITES atualizado.

O ports tinderbox é a forma mais completa de testar um port através de todo o ciclo de instalação, empacotamento, e desinstalação. Ele possui uma interface de linha de comando, mas também pode ser controlado através de uma interface web. Ele está disponível em ports/ports-mgmt/tinderbox. Você irá encontrar maiores informações na Home page do marcuscom sobre o tinderbox.

O portlint(1) é um aplicativo o qual pode ser utilizado para verificar se o seu port esta em conformidade com as muitas e importantes diretrizes funcionais e de estilo que se aplicam a um port. O portlint é um aplicação heurística simples, de forma que você deve usá-lo apenas como um guia. Se o portlint sugerir uma alteração que lhe parece ser irracional, consulte o Porter's Handbook ou peça orientação usando os canais apropriados.

A lista de discussão sobre a coleção de ports do FreeBSD destina-se a discussão de assuntos gerais relacionados ao sistema de ports. Ela é um bom lugar para se pedir ajuda. Você pode se inscrever, ou ler e consultar o histórico de mensagens da lista. A leitura do histórico da lista de discussão para relatar erros na coleção de ports do FreeBSD e da lista de distribuição das mensagens de commit do ports no CVS do FreeBSD também pode ser interessante.

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.

Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.