Construindo Produtos com o FreeBSD

Joseph Koshy

The FreeBSD Project
Revisão: 43184
Nota Legal
2013-11-13 por hrs.
Sumário

O projeto FreeBSD é um projeto voluntário e colaborativo de âmbito mundial, o qual desenvolve um sistema operacional de alta qualidade, capaz de ser utilizado em diferentes arquiteturas computacionais. O projeto FreeBSD distribui o código fonte do seu produto sob uma licença liberal, com a intenção de incentivar o uso de seu código. Colaborar com o projeto FreeBSD pode ajudar sua empresa a reduzir o tempo necessário para colocar um produto no mercado, a reduzir seus custos de engenharia e a melhorar qualidade de seus produtos.

Este artigo analisa as questões envolvidas no uso do código do FreeBSD em appliances e softwares. Ele também destaca as características do FreeBSD, que o tornam uma excelente base para o desenvolvimento de produtos. O artigo conclui sugerindo um conjunto das melhores práticas de organizações que colaboram com o projeto FreeBSD.

[ Documento HTML em partes / Documento HTML completo ]

Índice
1. Introdução
2. O FreeBSD como um conjunto de blocos de construção
3. Colaborando com o FreeBSD
4. Conclusão
Bibliografia

1. Introdução

Atualmente o FreeBSD é bem conhecido como um sistema operacional de alto desempenho para servidores. Ele está instalado em milhões de servidores web e em outros hosts conectados diretamente a internet em todo o mundo. O código do FreeBSD também é parte integrante de muitos produtos, que vão desde aparelhos como roteadores de rede, firewalls e dispositivos de armazenamento, até computadores pessoais. Partes do FreeBSD também têm sido utilizadas em softwares comerciais (consulte Seção 2, “O FreeBSD como um conjunto de blocos de construção”).

Neste artigo, vamos olhar para o Projeto FreeBSD como um recurso de engenharia de software — como um conjunto de blocos de construção e de processos os quais você pode utilizar para construir produtos.

Embora o código fonte do FreeBSD seja distribuído gratuitamente ao público, para desfrutar plenamente dos benefícios do trabalho do projeto, as organizações precisam colaborar com o mesmo. Nas seções subsequentes do presente artigo discutiremos formas eficazes de colaborar com o projeto, bem como os perigos que precisam ser evitados ao fazê-lo.

Advertência ao Leitor. O autor considera que as características do projeto FreeBSD mencionadas neste artigo eram substancialmente verdadeiras no momento em que o artigo foi concebido e escrito (2005). No entanto, o leitor deve ter em mente que as práticas e processos utilizados por comunidades de código aberto podem mudar ao longo do tempo, e que portanto as informações deste artigo devem ser consideradas apenas como indicativas e não como verdades absolutas.

1.1. Público Alvo

Este documento tem como público alvo os seguintes grupos de pessoas:

  • Tomadores de decisão em empresas que estejam em busca de meios para melhorar a qualidade de seus produtos, de reduzir o tempo necessário para lançá-los no mercado e de reduzir seus custos de engenharia no longo prazo.
  • Consultores de tecnologia procurando as melhores práticas para alavancar projetos de código aberto.
  • Observadores da indústria interessados em compreender a dinâmica dos projetos de código aberto.
  • Desenvolvedores de software que utilizam o FreeBSD e que buscam formas de contribuir com o projeto.

1.2. Objetivos do artigo

Após a leitura deste artigo, você deve ter:

  • Uma melhor compreensão dos objetivos do Projeto FreeBSD e de sua estrutura organizacional.
  • Uma visão geral das tecnologias disponíveis no projeto.
  • Uma melhor compreensão do modelo de desenvolvimento adotado pelo Projeto FreeBSD e dos processos de engenharia envolvidos no lançamento de uma nova versão do sistema.
  • Uma compreensão de como os processos convencionais de desenvolvimento de software em uma empresa diferem dos processos utilizados no projeto FreeBSD.
  • Consciência dos canais de comunicação utilizados pelo projeto e do nível de transparência que você pode esperar.
  • Consciência das melhores formas de se trabalhar com o projeto — a melhor forma de reduzir os custos de engenharia, de reduzir o tempo necessário para levar seu produto ao mercado, de gerir vulnerabilidades de segurança, e de preservar a compatibilidade futura com o seu produto a medida que o Projeto FreeBSD evolui.

1.3. Estrutura do Artigo

O restante deste artigo está estruturado da seguinte forma:

Este, e outros documentos, podem ser obtidos em ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/doc/

Para perguntas sobre FreeBSD, leia a documentação antes de contatar <questions@FreeBSD.org>.

Para perguntas sobre esta documentação, envie e-mail para <doc@FreeBSD.org>.